Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71715
Type: Dissertação
Title: Uma sequência didática como desenvolvimento do ensino de energia na educação básica
Authors: Cavalcante, Rogério da Silva
Advisor: Almeida, Carlos Alberto Santos
Keywords: Ensino fundamental;Sequência didática;Energia
Issue Date: 2022
Citation: CAVALCANTE, R. S. Uma sequência didática como desenvolvimento do ensino de energia na educação básica. 2022. 56 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este material apresenta uma dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Física realizado na Universidade Federal do Ceará que tem por objetivo potencializar as possibilidades do trabalho pedagógico dos professores de Ciências do Ensino Fundamental por meio de uma sequência didática para o desenvolvimento do ensino de Energia. A sequência didática é constituída em quatro etapas. Em cada uma delas será apresentado um texto motivador como ponto de partida para o desenvolvimento do conteúdo, seguido de atividades direcionadas utilizando a abordagem da aprendizagem investigativa. Dessa forma além de procurar facilitar o fazer pedagógico do professor, essa sequência didática pretende também, oferecer ao aluno do Ensino Fundamental a possibilidade de estabelecer uma relação mais concreta com o conceito de energia, levando sempre em consideração, a heterogeneidade de cada turma na qual essa sequência for utilizada. Nesse contexto, a sequência didática se apresenta como uma sugestão de suporte ao trabalho do professor, visando o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This material represents the final product of a Professional Master's thesis in Physics Teaching carried out at the Federal University of Ceará, which aims to enhance the possibilities of the pedagogical work of Elementary School Science teachers through a teaching sequence for the development of teaching power. The teaching sequence consists of four stages. In each of them, a motivating text will be presented as a starting point for the development of the content, followed by targeted activities using the investigative learning approach. In this way, in addition to seeking to facilitate the teacher's pedagogical work, this didactic sequence also intends to offer the elementary school student the possibility of establishing a more concrete relationship with the concept of energy, always taking into account the heterogeneity of each group of students in which this sequence can be used. In this context, the teaching sequence is presented as a suggestion to support the teacher's work, aiming at the improvement of the teaching-learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71715
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_dis_rscavalcante.pdf813,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.