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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71674
Tipo: | TCC |
Título: | Identificação e Análise das causas, impactos e ocorrências de perdas do tipo making-do, retrabalho e falta de terminalidade na construção civil |
Título em inglês: | Identification and Analysis of causes, impacts and occurrences of wastes making-do , rework and unfinished work in civil construction |
Autor(es): | Marinho, Matheus Saboia |
Orientador: | Barros Neto, José de Paula |
Palavras-chave: | Perdas;Making-do;Retrabalho;Falta de terminalidade;Improvisação |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | MARINHO, Matheus Saboia. Identificação e Análise das causas, impactos e ocorrências de perdas do tipo making-do, retrabalho e falta de terminalidade na construção civil. 2021. 98 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | lean construction, inspirando-se nos princípios desenvolvidos pela produção enxuta do Sistema Toyota de Produção, tem como um dos objetivos impulsionar a competitividade por meio da eliminação de perdas de mão de obra, de recursos financeiros, de tempo e de execução de atividades que não agregam valor ao produto final (Koskela, 1992). Assim, torna-se relevante a existência de estudos que identifiquem e minimizem as perdas na construção civil no Brasil, aplicando a filosofia da construção enxuta. O presente trabalho busca propor soluções por meio da identificação e analise das causas, impactos e ocorrências de 3 tipos específicos de perda, além de verificar a veracidade da relação de causa-efeito que elas possuem entre si e propor soluções para minimiza-las. O making-do ocorre quando não estão disponíveis todos os pré-requisitos para o início da atividade, necessitando de uma improvisação para que possa haver prosseguimento do serviço. O modo como o profissional a realiza define as suas categorias, estabelecidas por Sommer (2010). Já o retrabalho consiste na correção de uma atividade que foi concluída, porém não estava de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa. A falta de terminalidade, por sua vez, acontece quando uma atividade é dada como finalizada, porém são deixadas para trás pontos de não conclusão do serviço que demandarão outros profissionais para terminarem. Para isso, foi feito um Estudo de Caso em uma obra de edificação residencial em Fortaleza, onde foram realizadas entrevistas, observações diretas em campo e análise de documentos. Os resultados deste trabalho identificaram que as causas, ou seja, os pré requisitos menos atendidos no making-do e na falta de terminalidade foram a mão de obra e a interdependência entre atividades. No retrabalho, as causas mais frequentes foram mão de obra e gestão inadequada. O ajuste de componentes e o sequenciamento foram as categorias de making-do mais identificadas. Os impactos mais presentes no estudo foram redução da qualidade do serviço, diminuição da produtividade, e perda de material. Observou-se que em 40% dos casos houve o surgimento de pacote informal. Verificou-se que havia relação de causa-efeito entre pelo menos uma dessas perdas em 35% das ocorrências, evidenciando que ainda são necessários estudos que reforcem que elas são recorrentes. Por fim, foi proposta, para a minimização desses fenômenos, a adoção de fichas de pré-requisitos a serem preenchidas previamente ao início da atividade e de ferramentas de integração entre os sistemas de planejamento e de qualidade |
Abstract: | Lean construction, inspired by the principles developed by the lean production of the Toyota Production System, has as one of its objectives to encourage avoidance through the elimination of wastes in labor, financial resources, production time and execution of activities that do not add value to the final product (Koskela, 1992). Thus, it becomes relevant the existence of studies that identify and minimize as wastes in civil construction in Brazil, applying the philosophy of lean construction. The present work seeks to propose solutions through the identification and analysis of the causes, impacts and occurrences of 3 specific types of wastes in addition to verifying the veracity of the cause-effect relationship that they have among themselves and proportionate solutions to minimize them. The making-do occurs when not all the pre-requisites for the start of the activity are available, requiring an improvisation to continue the service. The way the professional performs it defined by its categories, chosen by Sommer (2010). Rework, on the other hand, consists of correcting an activity that has been completed, but did not comply with the standards defined by the company. The unfinished work, in turn, happens when an activity is considered finished, but they are left behind for not completing the service that will require other professionals to finish. A Case Study was carried out in a residential building work in Fortaleza, where they were found, direct in the field and analysis of documents. The results of this work identified that the causes, that is, the pre-less fulfilled requirements in the making-do and the unfinished work, were manpower and the interdependence between activities. In rework, the most frequent causes were inadequate manpower and management failures. The adjustment of components and sequencing were in accordance with the categories of making-do most identified. The impacts most present in the study were reduced service quality, decreased productivity and material loss. It was observed that in 40% of cases there was the emergence of the informal package. It was found that there was a cause-effect relationship between at least one of these wastes in 35% of the occurrences, showing that they are still studies that reinforce that they are recurrent. Finally, it was proposed, for the minimization of phenomena, the adoption of pre-requisite sheets to be filled out prior to the beginning of the activity and integration tools between the planning and quality systems. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71674 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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