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Tipo: Tese
Título: A educação do campo e a agroecologia na constituição do campesinato no Ceará, Brasil
Título em inglês: Field education and agroecology in the constitution of the peasantry in Ceará, Brazil
Autor(es): Oliveira, Adeliane Vieira de
Orientador: Oliveira, Alexandra Maria de
Palavras-chave: Educação do campo;Agroecologia;Novos camponeses
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, Adeliane Vieira de. A educação do campo e a agroecologia na constituição do campesinato no Ceará, Brasil. 2023. 226 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A Educação de nível Médio, em escolas do campo gestadas pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), no Ceará, vem construindo, no diálogo com a Agroecologia, territórios fortalecidos pela agricultura camponesa. Esta tese objetivou analisar a Educação do Campo com base na Agroecologia como projeto fundante da constituição do novo campesinato no Ceará. Caminhamos apoiados no materialismo histórico-dialético, por entender que a realidade é movimento. No processo, buscamos aporte teórico em: Martins (1985, 1995, 2004); Oliveira (2007); Bartra (2011); Caldart (2004, 2009, 2011, 2012, 2016); Dalmagro (2010); Damasceno (2015); Fernandes (2000, 2001, 2004, 2005, 2012); Ribeiro (2010, 2012); Fernandes e Molina (2004); Mészáros (2008); Altieri (2012); Borges (2007); Rosset (2017, 2020) dentre outros. Além do levantamento bibliográfico e da vivência no Assentamento Santana, bem como na Escola do Campo Florestan Fernandes, conversas informais e entrevistas semiestruturadas foram instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa. A Agroecologia, enquanto matriz formativa, tem a potencialidade de ser trabalhada nas relações sociais das famílias com a terra, a vida e a produção de alimentos, sobretudo, no cuidado com as formas de produzí-los. Os quintais agroecológicos revelaram a diversidade de cultivos e pequenas criações; ademais, as tecnologias sociais mostraram a eficiência da unidade camponesa, no contexto da escassez hídrica do semiárido brasileiro. O processo de transição agroecológica do Santana tem sua base na Escola do Campo Florestan Fernandes e de lá se estende para todo o assentamento e suas comunidades de entorno e na leitura forjada na articulação com a Via Campesina. Com isso, acreditamos que as escolas do campo, no Ceará, com base na Pedagogia do Movimento e na Agroecologia tem dinamizado o protagonismo da juventude camponesa que tem optado por estudar e permanecer, desenvolvendo novas leituras sobre a vida no campo, novas práticas e ações capazes de propor alternativas para os desafios da luta pela educação de qualidade, dignidade e justiça social no campo e na cidade. Portanto, consideramos ter, no protagonismo dessa juventude, os novos camponeses que se afirmam na luta pela efetivação da Reforma Agrária e por sua reprodução socioterritorial.
Abstract: Middle-level education, in rural schools managed by the Landless Rural Workers and Workers Movement (MST), in Ceará, has been building, in dialogue with Agroecology, territories strengthened by peasant agriculture. This thesis aimed to analyze Field Education based on Agroecology as a founding project for the constitution of the new peasantry in Ceará. We walk supported by historical-dialectical materialism, understanding that reality is movement. In the process, we sought theoretical support in: Martins (1985, 1995, 2004); Oliveira (2007); Bartra (2011); Caldart (2004, 2009, 2011, 2012, 2016); Dalmagro (2010); Damascene (2015); Fernandes (2000, 2001, 2004, 2005, 2012); Ribeiro (2010, 2012); Fernandes and Molina (2004); Mészáros (2008); Altieri (2012); Borges (2007); Rosset (2017, 2020) among others. In addition to the bibliographic survey and experience in the Santana Settlement, as well as in the Escola do Campo Florestan Fernandes, informal conversations and semi-structured interviews were data collection instruments used in the research. Agroecology, as a formative matrix, has the potential to be worked on in the social relations of families with the land, life and food production, above all, in the care with the ways of producing them. The agroecological backyards revealed the diversity of crops and small creations; moreover, social technologies showed the efficiency of the peasant unit, in the context of water scarcity in the Brazilian semiarid region. Santana's agroecological transition process has its base in the Escola do Campo Florestan Fernandes and from there it extends to the entire settlement and its surrounding communities and in the reading forged in the articulation with Via Campesina. With this, we believe that country schools in Ceará, based on the Pedagogy of the Movement and Agroecology, have boosted the protagonism of peasant youth who have chosen to study and remain, developing new readings about life in the countryside, new practices and actions capable of proposing alternatives to the challenges of the fight for quality education, dignity and social justice in the countryside and in the city. Therefore, we consider to have, in the protagonism of this youth, the new peasants who assert themselves in the struggle for the effectiveness of the Agrarian Reform and for its socio-territorial reproduction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71544
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