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Tipo: Dissertação
Título : Existirmos: a que será que se destina? mediações sobre o suicídio nas campanhas públicas do setembro amarelo de Fortaleza
Título en inglés: Existing: what is it for? mediations on suicide in the public campaigns of yellow september in Fortaleza
Autor : Araújo, Marcos Vinícius Ribeiro de
Tutor: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Palabras clave : Suicídio;Plano municipal;Hegemonia;Gramsci;Jovens comunicadores;Mediação;Torquato Neto
Fecha de publicación : 2023
Citación : ARAÚJO, Marcos Vinícius Ribeiro de. Existirmos: a que será que se destina? mediações sobre o suicídio nas campanhas públicas do setembro amarelo de Fortaleza. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este é um estudo sobre a Política Pública de Prevenção ao Suicídio veiculada nas campanhas do Setembro Amarelo, promovidas pelo Programa Vidas preservadas, do Ministério Público do Ceará, nos anos de 2019, 2020 e 2021. A pesquisa analisou a recepção das campanhas por Jovens Comunicadores da Rede Cuca, no Ceará, utilizando-se da perspectiva experiencial pós- estruturalista do processo criativo em avaliação qualitativa, do enfoque teórico das mediações comunicacionais concebido por Jesus Martín-Barbero (1997) e da compreensão de hegemonia formulada por Antonio Gramsci, conforme as interpretações de Carlos Nelson Coutinho(2011). O trabalho é finalizado com contribuições do pesquisador para a produção de futuras campanhas do Setembro Amarelo, sob a estética tropicalista do piauiense Torquato Neto, com a atualização de conteúdos sobre o fenômeno do suicídio e as suas implicações para as ações de Comunicação da Política Pública de Prevenção ao Suicídio: Depressão, Desamparo, Desespero e Desesperança.
Abstract: This is a study on the Suicide Prevention Public Policy carried out in the Yellow September campaigns, promoted by the Preserved Lives Program of the Public Ministry of Ceará, in the years 2019, 2020 and 2021. The research analyzed the reception of the campaigns by Young Communicators of Rede Cuca, in Ceará, using the post-structuralist experiential perspective of the creative process in qualitative evaluation, based on the theoretical approach of communicational mediations conceived by Jesus Martín-Barbero (1997) and the understanding of hegemony formulated by Antonio Gramsci, according to the interpretations by Carlos Nelson Coutinho (2011). The work concludes with the researcher's contributions to the production of future Yellow September campaigns, under the tropicalist aesthetics of Torquato Neto, from Piauí, with the updating of contents on the phenomenon of suicide and its implications for Communication actions of the Public Policy of Suicide Prevention: Depression, Helplessness, Despair ,Hopelessness.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71481
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