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dc.contributor.advisorSilva, Maria Eleni Henrique da-
dc.contributor.authorFernandes, Otoniel Carneiro-
dc.date.accessioned2023-03-22T18:11:20Z-
dc.date.available2023-03-22T18:11:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFERNANDES, Otoniel Carneiro. A cultura local e as práticas corporais nas aulas de educação física: estudo de caso de uma escola na cidade de Fortaleza/CE. Orientadora: Maria Eleni Henrique da Silva. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71389-
dc.description.abstractThe main motivation of the present research was to try to understand how the relationships between the cultural aspects of each place and the bodily practices present in physical education classes and in the students' daily lives work, from an analysis of the relationship between the elaborated knowledge (related by students in Physical Education classes and the local sociocultural context of a public school in Fortaleza. Society and culture are side by side in an anthropological itinerary, society undergoes transformations from well-defined cultural aspects that affect its structure, making This process is somewhat systematic and natural. Culture, on the other hand, originates in a grouping of individuals (society) and in certain habits, symbols and behaviors of this group from demands that involve the evolution of human beings and their survival, determining their basis and its importance. Having as its central theme the Body Culture of Movement, in Physical Education As an area of study, we have the Brazilian Jocimar Daolio (2004) with a consistent work on this theme, also supported by anthropologists Clifford Geertz and Marcel Mauss. The research followed a methodological itinerary of a qualitative nature, of the case study type, which privileged the relational character between and with the people of the field in question, in this case, the school. The strategy defined for the generation of empirical data was the application of a questionnaire to students of a high school in the city of Fortaleza. In order to strengthen the theoretical framework that served as the basis for the field research, a review study was carried out, of the state of the art type, to try to establish connections and provoke reflections in the observations of Physical Education classes. It was possible to conclude that investigating and attributing a sense of identity to cultural processes can enhance the area of school physical education; that it is necessary for the teacher to understand the meaning of what is around him and how this is manifested in his classes for a better development of his practice and meeting the needs of the students. On the other hand, we see students who try to differentiate themselves from each other based on various manifestations, including bodily manifestations, thus attributing a meaning to that. Therefore, this cultural identity permeates the relationships between the body and movement, and such aspects cannot in any way be disregarded in the teaching and learning processes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPráticas corporaispt_BR
dc.subjectClturapt_BR
dc.subjectEnsino médio e juventudespt_BR
dc.subjectLocal culturept_BR
dc.subjectBodily practicespt_BR
dc.subjectSubjectspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.titleA cultura local e as práticas corporais nas aulas de educação física: estudo de caso de uma escola na cidade de Fortaleza/CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA motivação principal da presente pesquisa foi procurar entender como funcionam as relações entre os aspectos culturais de cada local e as práticas corporais presentes nas aulas de educação física e no cotidiano dos estudantes, a partir de uma análise da relação entre os saberes elaborados (relacionados por estudantes nas aulas de Educação Física e o contexto sociocultural local de uma escola pública de Fortaleza. Sociedade e cultura estão lado a lado em um itinerário antropológico, a sociedade sofre transformações a partir de aspectos culturais bem definidos e que incidem sobre a sua estrutura, tornando esse processo algo sistemático e natural. A cultura por outro lado tem origem em um agrupamento de indivíduos (sociedade) e em determinados hábitos, símbolos e comportamentos desse grupo a partir de demandas que envolvem a evolução do ser humano e sua sobrevivência, determinando sua base social e sua importância. Tendo como tema central a Cultura Corporal de Movimento, na Educação Física como área de estudo temos o brasileiro Jocimar Daolio (2004) com um trabalho consistente nessa temática, apoiado também pelos antropólogos Clifford Geertz e Marcel Mauss. A pesquisa seguiu um itinerário metodológico de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, que privilegiou o caráter relacional entre e com as pessoas do campo em questão, no caso, a escola. A estratégia definida para a geração dos dados empíricos foi a aplicação de um questionário para alunos de uma escola de ensino médio da cidade de Fortaleza. Com a finalidade de fortalecer o arcabouço teórico que serviu de base para a pesquisa de campo foi realizado um estudo de revisão, do tipo estado da arte, para tentar estabelecer conexões e provocar reflexões nas observações das aulas de Educação Física. Foi possível concluir que investigar e atribuir um sentido identitário aos processos culturais pode valorizar a área da educação física escolar; que se faz necessário que o professor entenda o significado do que está a sua volta e como isso se manifesta em suas aulas para melhor desenvolvimento de sua prática e atendimento às necessidades dos alunos. Por outro lado, vemos estudantes que tentam diferenciar-se uns dos outros a partir de várias manifestações, inclusive a corporal, atribuindo assim um sentido àquilo. Portanto, essa identidade cultural permeia as relações do corpo e do movimento, e tais aspectos não podem de forma alguma serem desconsiderados nos processos de ensino e de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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