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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71343
Tipo: | Dissertação |
Título: | Caminhos e travessias do desenho infantil: experiências de infância e formação que emergem na narrativa de si de professoras da educação infantil |
Autor(es): | Andrade, Ana Caroline Sales |
Orientador: | Frota, Ana Maria Monte Coelho |
Coorientador: | Goldberg, Luciane Germano |
Palavras-chave: | Desenho;Filosofia e infância;Narrativa de professoras |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | ANDRADE, Ana Caroline Sales. Caminhos e travessias do desenho infantil: experiências de infância e formação que emergem na narrativa de si de professoras da educação infantil. Orientadora: Ana Maria Monte Coelho Frota. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral investigar a relação, na prática do desenho, entre as experiências de infância e formação de professoras de Educação Infantil da prefeitura municipal de Fortaleza, a partir das suas narrativas de vida. Como objetivos específicos, busca identificar a manifestação do desenho infantil nas narrativas de vida dessas professoras; compreender como as experiências de infância relacionadas ao desenho se manifestam na narrativa de vida dessas docentes; e conhecer experiências formativas que fundamentam a prática pedagógica das professoras investigadas. Para responder a esses objetivos, propomos uma discussão reunindo os seguintes temas: o desenho como uma linguagem expressiva da criança e o lugar do desenho infantil na escola, a partir dos estudos de Derdyk (2015), Albano (2013) entre outros autores; a infância como uma experiência, com base na Filosofia da Educação, a partir dos estudos de Kohan (2007), Larrosa (2015), Castro (2013) e Frota (2007); e o escopo teórico-metodológico em torno da pesquisa (auto)biográfica, dentro do universo da pesquisa qualitativa em educação, partindo dos estudos de Delory-Momberger (2008), Passeggi (2008) e Ferrarotti (2010). Os dados da pesquisa foram construídos através de entrevistas narrativas com professoras de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. A partir dessas narrativas, foi possível reconhecer como o desenho apareceu na sua infância. Na escola, o desenho era compreendido como pintura de desenhos prontos; já nas brincadeiras, o desenho se apresentou de forma criativa, de modo que as professoras encontraram formas de vivenciar essa linguagem com os materiais e espaços a que tinham acesso. Também foi possível encontrar, a partir da narrativa das professoras, lacunas na formação inicial sobre o tema do desenho infantil, sendo somente na formação continuada que essas profissionais tiveram acesso a teorias acerca do tema. Foi possível perceber que, assim como na infância elas criaram espaços para o desenho, enquanto adultas e professoras elas continuam a resistir à falta de materiais e espaços, sem deixar de ser críticas à desvalorização do desenho frente a linguagens priorizadas na escola, como a leitura e a escrita. |
Abstract: | This work has as general objective to investigate the relationship, in the practice of drawing, between the childhood experiences and formation of Early Childhood Education teachers from the municipality of Fortaleza, starting from their life narratives. As specific objectives, it seeks to identify the manifestation of children’s drawing in the life narratives of these teachers; understand how childhood experiences related to drawing manifest themselves in the life narrative of these teachers; and know formation experiences that underlie the pedagogical practice of the investigated teachers. To answer these objectives, we propose a discussion bringing together the following themes: drawing as an expressive language for children and the place of children’s drawing in school, based on studies by Derdyk (2015), Albano (2013) among other authors; childhood as an experience, based on the Philosophy of Education, from the studies by Kohan (2007), Larrosa (2015), Castro (2013) and Frota (2007); and the theoretical-methodological scope around (auto)biographical research, within the universe of qualitative research in education, based on studies by Delory-Momberger (2008), Passeggi (2008) and Ferrarotti (2010). The research data were constructed through narrative interviews with teachers of Early Childhood Education from the Municipal Education Network of Fortaleza. From these narratives, it was possible to recognize how the drawing appeared in their childhood. At school, drawing was understood as painting ready-made drawings; in the games, the drawing was presented in a creative way, so that the teachers found ways to experience this language with the materials and spaces to which they had access. It was also possible to find, from the teachers’ narratives, gaps in the initial formation on the theme of children’s drawing, and it was only in the continuing education that these professionals had access to theories on the subject. It was possible to perceive that, as in childhood, they created spaces for drawing, while adults and teachers they continue to resist the lack of materials and spaces, without ceasing to be critical of the devaluation of drawing in face of languages prioritized at school, such as reading and writing. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71343 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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