Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71332
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Soraya Madeira da | - |
dc.contributor.author | Melgueiro, Mateus Alencar | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T11:25:41Z | - |
dc.date.available | 2023-03-17T11:25:41Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MELGUEIRO, Mateus Alencar. Só mais um capítulo! Comunidades literárias e ferramentas de incentivo: Criação e manutenção de hábitos de leitura. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71332 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Comunidade virtuais | pt_BR |
dc.subject | Hábitos | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.title | Só mais um capítulo! Comunidades literárias e ferramentas de incentivo: Criação e manutenção de hábitos de leitura | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa procura entender de que forma as comunidades virtuais literárias, com o auxílio de ferramentas de incentivo à leitura na internet, são capazes de influenciar positivamente na criação e manutenção de hábitos de leitura dos usuários. Em primeiro momento, debruçou-se sobre a sociedade em rede e sua cultura participativa (CASTELLS, 2003; JENKINS, 2009) e seguiu-se explorando a identidade como forma de comunicação (MARTINO, 2010). Em seguida, as comunidades virtuais e seus coletivos segmentados foram explorados para entender o local do leitor no cenário de ubiquidade (RECUERO, 2009; SANTAELLA, 2013; GUANABARA; SAKAMOTO, 2018). Aprofundou-se, logo depois, no ato de ler e suas contribuições para o indivíduo em sociedade e identificou-se a existência do leitor consumidor e produtor de conteúdo que tem papel central na mediação da leitura (COLCLOUGH, 2007; COSTA, 2020; PETIT, 2009; TOFFLER, 1980). Investigou-se os estágios da construção de um novo hábito e foram explorados alguns instrumentos de fomento à leitura em plataformas digitais (CLEAR, 2019; DUHIGG, 2012). Em relação ao processo metodológico, escolheu-se a pesquisa quantitativa com aplicação de um questionário estruturado e aplicado a partir de uma amostra por conveniência de 2046 usuários leitores, a fim de compreender suas perspectivas dentro da comunidade literária, suas rotinas de leitura, seus meios de consumos, suas percepções sobre os impactos das mídias interativas, motivações e formas de acesso à leitura. Observou-se que os leitores estão concentrados em três grandes redes (Instagram, Twitter e TikTok) e seus hábitos de leitura são movidos, principalmente, pelo seu tempo livre durante a semana e não em tempo estipulado de leitura diária. O expressivo aumento do consumo de livros durante o isolamento foi validado, assim como impactos dos impedimentos do acesso à leitura na consolidação do hábito. Constatou-se, por fim, que as comunidades virtuais literárias atuam como catalisadoras da criação e regulação do hábito de ler, assim como as ferramentas de incentivo colaboram positivamente para um maior consumo de livros por quem as utiliza em um cenário de cultura participativa e leitura compartilhada | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_mamelgueiro.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.