Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71315
Tipo: Dissertação
Título: A escolarização de pessoas trans e travestis em Sobral-CE: uma análise dos relatos de experiência
Autor(es): Santiago, Vanessa Cunha
Orientador: Martins, Ana Carolina Borges Leão
Palavras-chave: escolaridade;transexualidade;travestilidade;sexualidade
Data do documento: 2022
Citação: SANTIAGO, V. C. A escolarização de pessoas trans e travestis em Sobral-CE: uma análise dos relatos de experiência. 2022. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.
Resumo: A pesquisa aqui desenvolvida se propôs a colocar em pauta a escolarização de pessoas trans em Sobral-CE. A ideia desta pesquisa surgiu gradativamente e se estruturou a partir do grupo de estudos Travessias, organizado pelos extensionistas do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. O problema de pesquisa que aqui se estabelece vem da intersecção entre população LGBT – mais especificamente a população trans e travesti – e a educação em Sobral. Para além de discutir dados quantitativos sobre essa população dentro e fora da escola, a proposta é tratar da vivência dessas pessoas na escolarização sobralense. Para tanto, partimos da seguinte pergunta: como se dá a experiência de escolaridade de pessoas trans e travestis na educação sobralense? Para alcançar os objetivos pretendidos nesta pesquisa, que é de caráter qualitativo, realizamos oficinas na Estação da Juventude do bairro Sumaré, em Sobral. Para a interpretação dos dados coletados, utilizamos a ferramenta Análise de Conteúdo, que nos permitiu elencar três categorias de análise: “a dimensão da diferença e do reconhecimento”; “nos muros da escola” e “para além dos muros da escola”. Cada uma dessas categorias condensa tópicos tratados nas oficinas realizadas, das relações institucionais às pessoais, da relação com o ambiente escolar e seu entorno, das reações às violências sofridas. Como aporte teórico para a elaboração dos resultados da pesquisa, contamos com Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Berenice Bento, bell hooks, Djamila Ribeiro, Inés Dussel, entre outros. Como produto técnico das oficinas, produzimos em coautoria com as/os/es participantes um material chamado Zine Trans-formador, que aponta algumas formas de lidar com a transfobia no ambiente escolar.
Abstract: The present research aims to put on evidence the schooling of trans people in Sobral-CE. The idea for this research emerged gradually and was structured from the Travessias study group, organized by extension students from the Laboratory of Practices and Research in Psychology and Education (LAPPSIE) at the Federal University of Ceará, Sobral campus. The research problem established here comes from the intersection between the LGBT population – more specifically the trans and travesti population – and education in Sobral. In addition to discussing quantitative data on this population inside and outside school, the proposal is to deal with the experience of these people in Sobral schooling. To do so, we start with the following question: how is the schooling experience of trans and travestis in Sobral education? In order to achieve the intended objectives of this research, which is of a qualitative nature, we held workshops at the Estação da Juventude in Sumaré, Sobral. For the interpretation of the collected data, we used the Content Analysis tool, which allowed us to list three categories of analysis: “the dimension of difference and recognition”; “in the walls of the school” and “beyond the walls of the school”. Each of these categories condenses topics addressed in the workshops, from institutional to personal relationships, the relationship with the school environment and its surroundings, reactions to the violence suffered. As a theoretical support for the elaboration of the research results, we have Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Berenice Bento, bell hooks, Djamila Ribeiro, Inés Dussel, among others. As a technical product of the workshops, we produced, in co-authorship with the participants, a material called Zine Trans-formador, which points out some ways of dealing with transphobia in the school environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71315
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_vcsantiago.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.