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Tipo: Dissertação
Título: Gênero, política e violência: o que os estudantes têm a dizer sobre violência contra a mulher?
Autor(es): Marques, Jaci Oliveira
Orientador: Paiva, Luiz Fábio Silva
Palavras-chave: Gênero;Violência;Política;Ensino médio
Data do documento: 2019
Citação: MARQUES, Jaci Oliveira. Gênero, Política e Violência: o que os estudantes têm a dizer sobre violência contra a mulher? Orientador: Luiz Fábio Silva Paiva. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A realização da pesquisa de mestrado cujos dados estão registados nesta Dissertação, realizou 15 (quinze) grupos focais, envolvendo 91 (noventa e um) participantes. Entre março de 2018 e abril de 2019 foram feitas incursões em cinco escolas: uma Escola Estadual de Ensino Médio Integral (EEEMI), localizada no bairro Montese; uma Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) no bairro Messejana e três Escolas Estaduais de Ensino Médio (EEEM), localizadas nos bairros Serrinha, Antônio Bezerra e Centro.O que é descrito neste trabalho dissertativo é o resultado da observação da fala e da percepção dos estudantes acerca do que é compreendido como violência contra a mulher, portanto, profundamente marcado pelas subjetividades e moldado por meio dos esquemas de classificação edificados por estes estudantes. É observado a complexificação discurso dos jovens sobre gênero e sobre violência contra a mulher, tornando-se um discurso consciente e organizado que compreende diversas formas de violência como psicológica e financeira, e não a física como sua única forma. Busco adentrar neste universo da pesquisa através do que Lowy cunhou de marxismo weberiano, tentando fazer uma aproximação dialética entre autores da sociologia compreensiva como FOUCAULT, ARENDT, SCOTT, BUTLER e BOURDIEU através de uma metodologia materialista histórica e dialética. Utilizo também as sociólogas do feminismo e do gênero LOURO, SAFFIOTTI, PATEMAN, DAVIS e CISNE na construção da mulher como sujeito histórico desta pesquisa, além de ZALUAR, IASI, ABRAMOS, FREITAS, CARVALHO e GUERRA para construir categorias acerca de violência e juventude.
Abstract: This masters research whose data are recorded in this dissertation, carried out 15 (fifteen) focus groups, involving 91 (ninety one) boys and girls. Between March 2018 and April 2019, were made this groups in five schools: a Full Time State High School (EEEMI), located in the Montese neighborhood; a Vocational Education State School (EEEP) in the Messejana neighborhood and three State High Schools (EEEM), located in the Serrinha, Antônio Bezerra and Centro neighborhoods. What is described in this dissertation is the result of the observation ofstudens speech and perception about what is understood like violence against women, thus deeply marked by subjectivities and shaped by the classification schemes built by these students. The complex discourse of young people about gender and violence against women is observed, becoming a conscious and organized discourse that comprises various forms of violence as psychological and financial, and not physical as its only form. I seek to enter this research universe through what Lowy coined of Weberian Marxism, trying to make a dialectical approach between authors of comprehensive sociology such as FOUCAULT, ARENDT, SCOTT, BUTLER and BOURDIEU through a historical and dialectical materialistic methodology. I also use the sociologists of feminism and gender LOURO, SAFFIOTTI, PATEMAN, DAVIS and CISNE in the construction of women as historical subject of this research, besides ZALUAR, IASI, ABRAMOS, FREITAS, CARVALHO and GUERRA to build categories about violence and youth.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71245
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