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Tipo: Dissertação
Título: O transporte metropolitano de passageiros na região metropolitana de Fortaleza: o caso de Horizonte – Pacajus
Título em inglês: Metropolitan passenger transport in the metropolitan region of Fortaleza: the case of Horizonte – Pacajus
Autor(es): Sampaio, Cleiber Sousa
Orientador: Costa, Maria Clélia Lustosa
Palavras-chave: Região Metropolitana de Fortaleza;;Transporte rodoviário metropolitano;;Industrialização;;Integração metropolitana.
Data do documento: 2021
Citação: SAMPAIO, Cleiber Sousa. O transporte metropolitano de passageiros na região metropolitana de Fortaleza: o caso de Horizonte – Pacajus. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo discutir o papel do sistema de transporte metropolitano de passageiros na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), sobretudo entre os municípios de Fortaleza, Horizonte e Pacajus. Para tanto, buscou-se compreender a dinâmica dos fluxos e sua demanda na região Sul/Sudeste da RMF. Os fluxos de passageiros entre a metrópole e esses municípios se intensificam a partir da implantação de indústrias, principalmente às margens da rodovia BR-116, devido às políticas públicas de incentivo fiscal do governo do estado do Ceará e à disponibilidade de mão de obra barata. Além dos deslocamentos para exercer as atividades relacionadas ao trabalho e à compra de produtos, os serviços de educação e saúde também motivam a mobilidade da população. As atividades econômicas e a oferta de bens e serviços explicam, em parte, a maior integração dos municípios de Horizonte e Pacajus à metrópole fortalezense. A infraestrutura viária e o sistema de transporte contribuem para esse dinamismo, destacando-se, nesta área, a atuação da empresa de ônibus metropolitano São Benedito Auto Via e das cooperativas de transporte complementar Cooperativa dos Motoristas de Transporte Alternativo de Pacajus Ltda. (COTRALP), Cooperativa de Transporte Complementar de Horizonte (COOTACHE) e Cooperativa dos Transportes Alternativos do Município de Horizonte (COOTAMH), responsáveis por garantir o movimento pendular na referida região. Foram feitos levantamentos de dados. A integração metropolitana tem demandando investimentos no sistema viário e no transporte público da região, o que diz respeito à necessidade de novos meios de transporte para atendimento à população nesta área. No entanto, o que foi observado é a valorização do uso do transporte privado, prioritariamente o automóvel, em detrimento do transporte público de passageiros.
Abstract: This dissertation aims to discuss the role of the metropolitan passenger transport system in the Metropolitan Region of Fortaleza (RMF), especially between the cities of Fortaleza, Horizonte and Pacajus. To this end, I try to figure out the dynamics of flows and their demand in the South-Southeast region of the RMF. Due to the public policies of fiscal incentive of the government of the state of Ceará and the availability of cheap labor as a result of the implantation of industries on the margins of the BR-116 highway, the passenger flows between the metropolis and these municipalities intensify. In addition to activities that are related to commute to work and to carry out activities to purchase products, education and health services also motivate population mobility. Economic activities and the supply of goods and services explain, in part, the greater integration of the municipalities of Horizonte and Pacajus with the metropolis of Fortaleza. The road infrastructure and the transport system contribute to this dynamism, highlighting, in this area, the performance of the São Benedito Auto Via metropolitan bus company and the complementary transport cooperatives Cooperativa dos Drivers de Transporte Alternativo de Pacajus Ltda. (COTRALP), the Complementary Transport Cooperative of Horizonte (COOTACHE) and the Alternative Transport Cooperative of the Municipality of Horizonte (COOTAMH), responsible for guaranteeing the commuting in that region. Data surveys were carried out. Metropolitan integration has been required investments in the region's road system and public transport, which concerns the need for new means of transportations for serving the population in this area. However, what is observed is the increasingly use of private transport more than public passenger transport.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71185
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