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Tipo: Dissertação
Título : Método para o ensino laboratorial em odontologia:emprego de software gratuito para análise de instrumentação de canais radiculares em tomografia computadorizada
Título en inglés: Method for laboratory teaching in dentistry: use of free software for analysis of instrumentation of root canals in computed tomography
Autor : Carneiro, Rayssa de Fátima Lopes Arruda
Tutor: Chaves, Filipe Nobre
Co-asesor: Sousa, Bruno Carvalho de
Palabras clave : Avaliação educacional;Tomografia computadorizada de feixe cônico;Software;Endodontia
Fecha de publicación : 15-feb-2023
Citación : CARNEIRO, R. F. L. A. Método para o ensino laboratorial em odontologia: emprego de software gratuito para análise de instrumentação de canais radiculares em tomografia computadorizada. 2023. 54 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico de Ciências da Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A formação em Odontologia requer aos estudantes aprendizagem e aprimoramento de habilidades manuais prévias à execução de procedimentos clínicos em pacientes. Em virtude da necessidade de verificar a competência e estimular desenvolvimento de habilidades d e alunos de graduação em Odontologia, o presente estudo objetiva o uso de um protocolo para avaliar o preparo dos canais radiculares com sistemas mecanizados em dentes artificiais, mediante análise imaginológica via software gratuito para tomografia computadorizada de feixe cônico. Foram realizadas análises qualitativas das imagens tomográficas da pré-instrumentação e pós-instrumentação dos canais radiculares de 4 dentes artificiais confeccionados em resina (IM do Brasil, São Paulo, SP, Brasil), réplicas do primeiro molar superior, dos quais dois (dentes 1 e 2) possuíam no interior de suas raízes material radiopacificador (grupo 1) e dois (dentes 3 e 4) sem presença de material radiopacificador (grupo 2), além de 4 blocos de canais simulados em resina de poliéster transparente, desenvolvidos para a prática de técnicas de preparo de canal radicular. No primeiro grupo (G1) foi executado a instrumentação dos canais radiculares utilizando limas de NiTi M-Wire com cinemática reciprocante (Reciproc, VDW, Munique, Alemanha) e segundo grupo (G2) foram empregadas limas NiTi CM -Wire com cinemática rotatória (ProDesign Logic, Easy, Minas Gerais, Brasil). Após a instrumentação foi observado um alargamento de todos os condutos dos dentes, permitindo a segmentação, no entan to, foi constatada limitações para a realização da segmentação dos dentes pré -instrumentação como a falta de nitidez da luz dos canais dos dentes 3 e 4, dificultando a sobreposição das imagens pré e pós-instrumentação. É importante do ponto de vista educac ional avaliação contínua do processo ensino-aprendizagem e a inclusão de novas ferramentas que possam evitar a sua subjetividade.
Abstract: Training in Dentistry requires students to learn and improve manual skills prior to performing clinical procedures on patients. Due to the need to verify the competence and encourage the development of skills of undergraduate students in Dentistry, the pre sent study aims to use a protocol to evaluate the preparation of root canals with mechanized systems in artificial teeth, through imaging analysis via free software for cone beam computed tomography. The present study carried out qualitative analyzes of t omographic images referring to the pre-instrumentation and post-instrumentation of the root canals of 4 artificial teeth made of resin (IM do Brasil, São Paulo, SP, Brazil). The teeth used in the research are replicas of the upper first molar. Two groups were created: Group 1, composed of teeth 1 and 2 with radiopacifying material; Group 2, consisting of teeth 3 and 4 without the presence of radiopacifying material. Both groups were allocated in transparent polyester resin, developed for the practice of roo t canal preparation techniques. In group 1, root canal instrumentation were performed using NiTi M -Wire files with reciprocating kinematics (Reciproc, VDW, Munich, Germany). In group 2, NiTi CM-Wire files with rotational kinematics were used (ProDesign Logic, Easy, Minas Gerais, Brazil). After instrumentation, an enlargement of all tooth canals was observed, allowing tomographic segmentation. However, limitations were found during the pre-instrumentation teeth segmentation, such as the lack of clarity of the light in the canals, thus making it difficult to superimpose the pre- and post-instrumentation images. The present work proved to be important from an educational point of view, the continuous evaluation of the teaching-learning process and the inclusion of new tools that can avoid its subjectivity.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71150
Aparece en las colecciones: PPGCS - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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2023_dis_rflacarneiro.pdfCARNEIRO, R. F. L. A. Método para o ensino laboratorial em odontologia: emprego de software gratuito para análise de instrumentação de canais radiculares em tomografia computadorizada. 2023. 54 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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