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Tipo: Dissertação
Título : Eficácia da avaliação de desempenho em IFES: percepções de servidores técnico-administrativos e gestores em uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará
Autor : Rocha, Cristiane Sampaio
Tutor: Pinheiro, Conceição de Maria
Palabras clave : Avaliação de desempenho;Reforma administrativa;Universidade Federal do Ceará;Performance evaluation
Fecha de publicación : 2023
Citación : ROCHA, Cristiane Sampaio. Eficácia da avaliação de desempenho em IFES: percepções de servidores técnico-administrativos e gestores em uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Conceição de Maria Pinheiro. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A avaliação de desempenho, que no âmbito público é a representação do princípio da eficiência– introduzido pela Reforma Administrativa através da Emenda Constitucional nº19/98 – busca o crescimento da instituição através do desenvolvimento dos seus recursos humanos. Pautada em critérios objetivos, espera-se que os dois lados envolvidos, avaliadores e avaliados, assumam o mesmo compromisso e responsabilidade no processo, sem margem à subjetividade. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos e gestores, de uma unidade acadêmica, da Universidade Federal do Ceará, acerca da eficácia da avaliação de desempenho. A pesquisa é de natureza aplicada, do tipo descritiva, de abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de campo. Para a coleta de informações foi aplicado um questionário misto, voltado para 16 servidores técnico-administrativos e sete gestores da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram inseridos no programa ATLAS. ti 8, que é uma ferramenta tecnológica de análise de dados qualitativos, para apreciação através da abordagem de “Análise de Conteúdo” desenvolvida por Laurence Bardin (2016). Como principais resultados destaca-se a ausência de pontuação na matriz de conversão para as fases C e D do processo, o que acarreta a ausência dos feedbacks necessários. Destaca-se também que tanto servidores técnico-administrativos como gestores reconhecem a importância da avaliação como instrumento de gestão capaz de indicar um diagnóstico de pontos fortes e fracos, no entanto, demonstram incredulidade no processo, no instrumento e nos resultados. Em relação às ações programadas e executadas após os resultados da avaliação de desempenho com vista à melhoria do desempenho foi evidenciado que a maioria dos técnicos-administrativos nunca participou de ações de capacitação por indicação da chefia, como resultado de uma demanda do desempenho. Desta feita, conclui-se que, na percepção de servidores e gestores, a avaliação de desempenho é o instrumento capaz de iluminar reflexões sobre mudança de comportamentos, na busca da melhoria da eficiência da instituição e satisfação do servidor, contudo, não é eficaz, a partir do momento que não atinge seu objetivo precípuo que é o desenvolvimento do servidor.
Abstract: Performance evaluation, which in the public sphere is the representation of the principle of efficiency – introduced by the Administrative Reform through Constitutional Amendment nº 19/98 – seeks the institution's growth through the development of its human resources. Guided by objective criteria, it is expected that both sides involved, evaluators and evaluated, assume the same commitment and responsibility in the process, with no room for subjectivity. The objective of this study is to analyze the perception of technical-administrative servants and managers, of an academic unit, of the Federal University of Ceará, about the effectiveness of the performance evaluation. The research is of an applied nature, of the descriptive type, with a qualitative approach. This is a field survey. For the collection of information, a mixed questionnaire was applied, aimed at 16 technical-administrative servants and seven managers of the Federal University of Ceará. Data were entered into the ATLAS.ti 8 program, which is a technological tool for qualitative data analysis, for appreciation through the “Content Analysis” approach developed by Laurence Bardin (2016). As main results, the absence of scores in the conversion matrix for phases C and D of the process stands out, which leads to the absence of the necessary feedback. It is also noteworthy that both technical-administrative servers and managers recognize the importance of evaluation as a management tool capable of indicating a diagnosis of strengths and weaknesses, however, they demonstrate disbelief in the process, in the instrument and in the results. In relation to the actions programmed and executed after the results of the performance evaluation with a view to improving performance, it was evidenced that the majority of the administrative technicians never participated in training actions by indication of the superior, as a result of a performance demand. This time, it is concluded that, in the perception of servers and managers, performance evaluation is the instrument capable of illuminating reflections on behavior change, in the search for improving the institution's efficiency and server satisfaction, however, it is not effective, from the moment it does not reach its main objective, which is the development of the server.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71033
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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