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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70941
Type: | TCC |
Title: | Desenvolvimento de jogos como motivador para o ensino de programação em escolas públicas: um mapeamento sistemático |
Authors: | Freitas, Alex Lima de |
Advisor: | Jucá, Paulyne Matthews |
Keywords: | Programação-Jogos;Programação-Aprendizagem;Ensino Público |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | FREITAS, Alex Lima de. Desenvolvimento de jogos como motivador para o ensino de programação em escolas públicas: um mapeamento sistemático. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Jogos no meio educacional são bastante comuns, entretanto utilizá-los de maneira correta pode ser algo complicado, uma vez que o jogo pode desmotivar o aluno por conta de parecer muito com uma atividade. Entretanto existe uma maneira de se usar conceitos de jogos juntamente com a programação, que é ensino programação de jogos digitais, assim o aluno aprende a programar e faz uma coisa na qual ele esta muito inserido no dia a dia, que é o universo dos jogos digitais. A motivação para isso é aproveitar o interesse dos alunos pelos jogos como motivador para o aprendizado, assim, o aluno aprende enquanto faz uma coisa que já esta muito inserida no dia a dia. Algumas iniciativas tem aliado o desenvolvimento de jogos ao ensino de programação. Entretanto utilizá-los de maneira correta pode ser um desafio. Escolher a metodologia correta e as ferramentas adequadas para aplicar os jogos no apoio ao ensino é fundamental. Entender como esta sendo feito o ensino de programação nas escolas públicas usando desenvolvimento de jogos como motivador é importante. Para realizar essa investigação, foi elaborado um mapeamento sistemático com intuito de entender como esta sendo feito o ensino de programação nas escolas públicas utilizando desenvolvimento de jogos. Os resultados poderão ajudar professores que desejem aplicar metodologias de desenvolvimento de jogos para o ensino de programação.o objetivo seja o mesmo deste mapeamento. |
Abstract: | Games in the educational environment are quite common, however using them correctly can be complicated, since the game can demotivate the student because it looks too much like an activity. However, there is a way to use game concepts along with programming, which is teaching digital game programming, so the student learns to program and does something in which he is very inserted in his daily life, which is the universe of games fingerprints. The motivation for this is to take advantage of the students’ interest in games as a motivator for learning, so the student learns while doing something that is already very much part of everyday life. Some initiatives have combined game development with programming teaching. However, using them correctly can be a challenge. Choosing the correct methodology and the appropriate tools to apply games to support teaching is essential. Understanding how teaching programming is being done in public schools using game development as a motivator is important. To carry out this investigation, a systematic mapping was elaborated in order to understand how programming teaching is being done in public schools using game development. The results may help teachers who wish to apply game development methodologies to teach programming. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70941 |
Appears in Collections: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
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