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Tipo: Dissertação
Título : A inserção do ensino da disciplina de segurança do paciente nos currículos dos cursos da área de saúde na educação superior.
Autor : Rios, Nara Raquel Fonteles
Tutor: Viana, Tania Vicente
Palabras clave : Segurança do paciente;Currículo;Educação Superior;Patient safety;Curriculum;Higher Education
Fecha de publicación : 2023
Citación : RIOS, Nara Raquel Fonteles. A inserção do ensino da disciplina de segurança do paciente nos currículos dos cursos da área de saúde na educação superior. Orientadora: Tania Vicente Viana. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A Segurança do Paciente (SP) é um dos aspectos fundamentais para a qualificação da assistência à saúde. Para uma assistência à saúde de qualidade e livre de danos, faz-se necessário que a cultura de SP seja parte da formação dos profissionais de saúde. A inclusão da SP na Educação Superior é um dos eixos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Estudos sobre o ensino da SP e sua inserção nos currículos da área da saúde se fazem necessários para a integração das práticas educacionais dessa disciplina. Esse estudo objetiva analisar a inserção do ensino da disciplina SP nos projetos pedagógicos dos cursos da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC no município de Fortaleza - CE. O estudo é delineado em uma pesquisa documental de abordagem qualitativa e caráter exploratório. O cenário é composto pelos cursos de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. A coleta de dados foi realizada a partir dos Projetos Pedagógicos (PPs) dos cursos. A análise de dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) organizada em três fases: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados por meio de inferência e interpretação. Os resultados obtidos na pesquisa revelaram que os PPs não tiveram influência do PNSP por serem anteriores à criação no programa. Entretanto, todos os projetos possuem disciplinas que abordam os principais conteúdos relacionados à temática. Verificou-se que há aderência dos conteúdos identificados aos tópicos de ensino em SP sugeridos pelo Guia Curricular Multiprofissional de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2011. Contudo, há ausência de temas relacionados à padronização conceitual do tema. Conclui-se, portanto, que a SP se encontra inserida nos currículos, embora de forma fragmentada e desarticulada e que se faz necessária a integração dos conteúdos relacionados à temática para que estes perpassem todo o currículo.
Abstract: Patient safety is one of the fundamental aspects for the qualification of health care. For quality and harm-free health care, it is necessary that the patient safety culture be part of the training of health professionals. The inclusion of patient safety in Higher Education is one of the axes of the National Patient Safety Program. Studies on the teaching of patient safety and its inclusion in health care curricula are necessary to improve the educational practices of this discipline. This study aims to analyze the insertion of teaching the subject of Patient Safety in the pedagogical projects of courses at the Faculty of Pharmacy, Dentistry and Nursing of a Public Higher Education Institution located in the city of Fortaleza, state of Ceará, Brazil. The study consists of documentary research with a qualitative approach and exploratory character. The scenario is formed by Pharmacy, Dentistry and Nursing courses. Data collection conducted from the pedagogical projects of the courses. Data analysis conducted through using the content analysis technique (BARDIN, 2016) organized in three phases: pre-analysis; exploration of the material and treatment of the results through inference and interpretation. The results obtained in the research revealed that the pedagogical projects are not influenced by the National Patient Safety Program because they were created before the program. However, all projects have disciplines that address the main contents related to the theme. It concludes that there is adherence to the contents identified to the patient safety teaching topics suggested by the World Health Organization multidisciplinary curriculum guide for patient safety. However, there is an absence of themes related to the conceptual standardization of the theme. It concludes, therefore, that patient safety is included in the curriculum, although in a fragmented and disjointed way and that it is necessary to integrate the contents related to the theme so that they permeate the entire curriculum.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70927
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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