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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70914
Type: | TCC |
Title: | Evasão escolar nas aulas de Educação Física nas séries finais do ensino fundamental no município de Pentecoste-CE |
Authors: | Mota Neto, Paulo Teixeira da |
Advisor: | Silva, Maria Eleni Henrique da |
Keywords: | Educação Física escolar;Evasão;Desmotivação;Pentecoste-CE |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | MOTA NETO, Paulo Teixeira da. Evasão escolar nas aulas de Educação Física nas séries finais do ensino fundamental no município de Pentecoste-CE. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A educação física nas escolas, é uma disciplina obrigatória no currículo e tem como meta a formação completa do aluno, por meio de conteúdos pertencentes principalmente a cultura corporal do movimento. Essa área do conhecimento torna-se um importante fator no desenvolvimento do aluno e contribui na sua formação enquanto cidadão atuante e consciente na sociedade. No entanto, existem dificuldades a serem superadas para que se tenha um aprendizado absoluto, como a evasão das aulas de educação física e a desmotivação, essas dificuldades são fatos prejudiciais no sistema de ensino. O presente trabalho buscou identificar as causas que estão levando alunos a evasão escolar nas aulas de educação física no ensino médio em escolas da rede pública de ensino no município de Pentencoste-CE. Com a análise dos resultados, notou-se que existe desinvestimento pedagógico por parte de professores, e fatores como aulas monótonas e professor falta demais foram fatores evasivos marcado com muita frequência por parte dos estudantes. Portanto, conclui-se que se faz necessário um investimento pedagógico por parte do profissional de educação física, para que assim propicie vivências novas e oportunas para os estudantes e assim a educação física escolar tenha seus objetivos alcançados. |
Abstract: | Physical education in schools, is a compulsory subject in the curriculum and aims at the complete formation of the student, through contents belonging mainly to the body culture of the movement. This area of knowledge becomes an important factor in student development and contributes to their formation as an active and conscious citizen in society. However, there are difficulties to be overcome in order to have absolute learning, such as the dropout of physical education classes and demotivation, these difficulties are detrimental facts in the education system. This paper aims to identify the causes that are leading students to dropout in high school physical education classes in public schools in the city of Pentencoste-CE. This study is characterized as observational, crosssectional and quantitative, with the application of a questionnaire to the students and its analysis. With the analysis of the results, it was noted that there is pedagogical divestment on the part of teachers, and factors such as monotonous classes and too much teacher were evasive factors very frequently marked by students. Therefore, it is concluded that a pedagogical investment on the part of the physical education professional is necessary, so as to provide new and timely experiences for the students and thus the school physical education has its objectives achieved. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70914 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Artigos Acadêmicos |
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