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Tipo: Dissertação
Título: Aspectos de controladoria em uma farmácia escola de uma Instituição de Ensino Superior Pública
Autor(es): Marques, Pauliane Venessa da Silva
Orientador: Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Farmácia escola;Controladoria;Instituição de Ensino Superior;School Pharmacy;Controllership;Higher Education Institution
Data do documento: 2023
Citação: MARQUES, Pauliane Venessa da Silva. Aspectos de controladoria em uma farmácia escola de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Orientador: Maxweel Veras Rodrigues. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A Farmácia Escola constitui-se um estabelecimento de saúde vinculado a uma instituição de ensino superior que se apresenta como cenário de prática de ensino, pesquisa e extensão para os discentes na área de farmácia e atua junto à comunidade através da prestação de serviços farmacêuticos como dispensação e manipulação de medicamentos e assistência farmacêutica, entre outros. O presente estudo de caso, de caráter descritivo, com abordagem quantiqualitativa, tem como objetivo geral analisar as atividades realizadas na Farmácia Escola de uma Instituição de Ensino Superior Pública no âmbito da Controladoria. Como fundamentação teórica para embasamento da pesquisa, são abordados temas sobre Farmácia Escola e Controladoria. A metodologia aplicada para a coleta de dados foi realizada através da análise de documentos, da observação direta das atividades realizadas na farmácia escola e de questionário estruturado aplicado a servidores. Para a análise quantitativa, os dados foram tabulados em planilha eletrônica e aplicados métodos clássicos de Estatística Descritiva, enquanto, para a análise qualitativa, foi realizada uma análise interpretativa com as respostas dos participantes da pesquisa. Os resultados obtidos apontaram a execução de forma não satisfatória para as atividades e funções de Controladoria, abordadas nesta pesquisa, com exceção da função controle que atingiu média geral de 2,98, sendo classificada na categoria como execução satisfatória. Foi sugerida melhorias para a gestão organizacional da Farmácia Escola, à luz da Controladoria, mediante os relatos dos respondentes acerca do que poderia ser implantado para uma melhor gestão organizacional. Conclui-se, portanto, a importância da Controladoria juntamente com suas atividades, funções e ferramentas para uma boa gestão da Farmácia Escola.
Abstract: The School Pharmacy is a health establishment linked to a higher education institution that presents itself as a scenario of teaching practice, research and extension for students in the area of pharmacy and works with the community by providing pharmaceutical services such as dispensing and handling of medicines, pharmaceutical assistance, among others. This case study, descriptive in nature, with a quanti-qualitative approach, has as its general objective to analyze the activities performed in the School Pharmacy of a Public Higher Education Institution in the scope of the Controllership. As a theoretical foundation for the research, themes about School Pharmacy and Controllership will be addressed. The methodology applied for data collection was carried out through the analysis of documents, direct observation of the activities carried out in the School Pharmacy and a structured questionnaire applied to servers. For the quantitative analysis, data were tabulated in an electronic spreadsheet and classical methods of descriptive statistics were applied, while, for the qualitative analysis, an interpretative analysis was carried out with the answers of the research participants. The results obtained pointed to an unsatisfactory execution of the activities and functions of the Controllership, addressed in this research, with the exception of the control function that reached a general average of 2.98, being classified in the category as satisfactory execution. Improvements were suggested for the organizational management of the School Pharmacy, in light of the Controllership, by means of the respondent’s reports about what could be implemented for a better organizational management. It is concluded, therefore, the importance of the Controllership along with its activities, functions and tools for a good management of the School Pharmacy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70897
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