Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70844
Type: TCC
Title: Estudo comparativo de Motores de jogos no desenvolvimento de jogo 2D para web
Authors: Pantoja, Jean Igor de Queiroz
Advisor: Silva, Jefferson de Carvalho
Co-advisor: Dantas, Valéria Lelli Leitão
Keywords: Jogos eletrônicos;Jogos - Desenvolvimento;Motor de jogo
Issue Date: 2022
Citation: PANTOJA, Jean Igor de Queiroz. Estudo comparativo de Motores de jogos no desenvolvimento de jogo 2D para web. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A partir dos avanços tecnológicos em conjunto com a instauração da internet, implicou-se na expansão das indústrias de jogos digitais, proporcionando empregos, faturamentos e possibilitando inovações dentro da esfera tecnológica. Diante disso, com o crescimento da indústria e o aumento de jogos mais complexos, sua produção passou a necessitar de equipes mais qualificadas com profissionais multiprofissionais, que com a disseminação dos computadores, tornou-se capaz de produzir jogos em sua plataforma. Fato esse corroborado com o surgimento de ferramentas com diversas funcionalidades e bibliotecas que auxiliam no desenvolvimento de jogos, dentre as ferramentas utilizadas no mercado, os motores de jogos se sobressaem por possuírem funcionalidades pré programadas que facilitam o processo de desenvolvimento. Além disso, os motores permitem distribuir o produto final para as mais diversas plataformas, como videogames, computadores, celulares e até mesmo para navegadores WEB. Nesse cenário, este trabalho propõe conduzir um estudo comparativo entre os motores de jogos mais pesquisados nos últimos 12 meses no brasil, através da implementação de um jogo 2D para WEB, com o objetivo de identificar qual motor possui o melhor custo benefício para usuários iniciantes em desenvolvimento de jogos. Em virtude disso, este trabalho dispõe-se a auxiliar o usuário programador a selecionar o melhor motor de jogos a partir de suas necessidades.
Abstract: From technological advances in conjunction with the establishment of the internet, it was implied the expansion of the digital gaming industries, providing jobs, revenues and enabling innovations within the technological sphere. Given this, with the growth of industry and the increase of more complex games, its production has needed more qualified teams with multiprofessional professionals, who with the dissemination of computers, has become capable of producing games on their platform. This is corroborated with the emergence of tools with various features and libraries that help in the development of games, among the tools used in the market, game engines stand out because they have pre -programmed features that facilitate the development process. In addition, engines allow you to distribute the final product to the most diverse platforms, such as video games, computers, cell phones and even web browsers. In this scenario, this paper proposes to conduct a comparative study between the most searched game engines in the last 12 months in Brazil, by implementing a 2D web game, with the objective of identifying which engine has the best cost benefit for novice users in Game development. As a result, this work is willing to assist the programmer user to select the best game engine from their needs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70844
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_jiqpantoja.pdf893,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.