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Type: Tese
Title: Desenvolvimento, uso e validação de um jogo de tabuleiro como estratégia no ensino da embriologia
Authors: Guedert, Denis Guilherme
Advisor: Carmona, Virgínia Claudia Carneiro Girão
Co-advisor: Gondim, Delane Viana
Keywords: Educação Médica;Gamificação;Embriologia
Issue Date: 20-Dec-2022
Citation: GUEDERT, Denis Guilherme. Desenvolvimento, uso e validação de um jogo de tabuleiro como estratégia no ensino da embriologia. 2022. 107 f. Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70747. Acesso em: 10 fev. 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com a mudança gradual do paradigma educacional, do modelo tradicional, para o uso cada vez maior de métodos ativos, várias estratégias de ensino vem sendo utilizadas e testadas. O uso de jogos de cunho educacional merece atenção, pois estes, prometem benefícios dos mais variados, que perpassam pelo aumento do engajamento que os jogos costumam provocar nos participantes. Neste trabalho buscou-se desenvolver e aplicar um jogo de tabuleiro, cuja temática foi voltada para o período inicial do desenvolvimento embrionário. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa experimental de modalidade quantitativa analítica. O jogo, uma vez desenvolvido, foi aplicado com acadêmicos de medicina da primeira a oitava fase do curso (n= 245), de uma instituição de ensino superior da cidade de Rio do Sul – SC. Os resultados estão apresentados de forma dividida em três capítulos, cada qual constituído de um artigo, sendo o primeiro uma revisão sistemática de literatura acerca das metodologias empregadas na embriologia, e os demais, buscam comparar o desempenho dos estudantes através de um questionário (pré e pós-intervenção (n= 245), além de avaliar a efetividade do jogo educacional por meio de um questionário validado (n= 215). Para análise estatística dos dados pré e pós- intervenção, utilizou-se os testes de normalidade D’Agostino & Pearson e Shapiro-Wilk, posteriormente, optou-se pelo teste estatístico de Wilcoxon e Mann-Whitney e Kruskal- Wallis para os dados não paramétricos e T Student e ANOVA com pós-teste de Dunn’s, para os dados paramétricos, através do software GraphPad Prism. Já os dados referentes a análise do jogo como recurso educacional foram tratados através da análise fatorial exploratória, pelo software IBM SPSS® Statistics 22.0. Nossos resultados apontam de forma positiva para o uso de jogos no contexto educacional, sugerindo resultados melhores na pós-intervenção. Além disso, é possível mensurar o efeito do jogo através do uso de uma escala apropriada, e determinar sua influência em parâmetros como atenção, relevância, confiança, satisfação, imersão, desafio, habilidade, interação social, divertimento e conhecimento que foram variáveis analisadas em nosso estudo.
Abstract: With the gradual change of the educational paradigm, from the traditional model, to the increasing use of active methods, several teaching strategies have been used and tested. The use of educational games deserves attention, as they promise the most varied benefits, which go through the increased engagement that games usually provoke in participants. In this work, we sought to develop and apply a board game, whose theme was focused on the initial period of embryonic development. This study is characterized as an experimental research of analytical quantitative modality. The game, once developed, was applied with medical students from the first to the eighth phase of the course (n= 245), from a higher education institution in the city of Rio do Sul - SC. The results are presented divided into three chapters, each consisting of an article, the first being a systematic review of the literature about the methodologies used in embryology, and the others, seeking to compare the performance of students through a questionnaire (pre and post-intervention (n= 245), in addition to evaluating the effectiveness of the educational game through a validated questionnaire (n= 215). For statistical analysis of pre and post- intervention data, D'Agostino normality tests were used & Pearson and Shapiro-Wilk, subsequently, the statistical test of Wilcoxon and Mann-Whitney and Kruskal-Wallis was chosen for non-parametric data and Student's T and ANOVA with Dunn's post-test, for parametric data, using the software GraphPad Prism. The data referring to the analysis of the game as an educational resource were treated through exploratory factor analysis, using the IBM SPSS® Statistics 22.0 software. Our results point positively to the use of games in the educational context, suggesting better results in the post-intervention. In addition, it is possible to measure the effect of the game through the use of an appropriate scale, and determine its influence on parameters such as attention, relevance, confidence, satisfaction, immersion, challenge, skill, social interaction, fun and knowledge that were variables analyzed in our study.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70747
Appears in Collections:DMO - Teses defendidas na UFC

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