Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70529
Type: | TCC |
Title: | Musicalização da criança durante a primeira infância: análise de uma experiência na pré-escola |
Authors: | Alcântara, Maria Victória Alves |
Advisor: | Ferreira, Eveline Andrade |
Keywords: | Musicalização;Educação Infantil;Primeira Infância;Ensino de Música |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | ALCÂNTARA, M. V. A. Musicalização da criança durante a primeira infância: análise de uma experiência na pré-escola. 2022. 39f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente pesquisa tem como finalidade investigar a musicalização da criança durante a primeira infância, fazendo a análise de uma experiência na pré-escola, tendo como ambiente de investigação o município de Sobral, Ceará. Tendo como objetivo principal investigar a influência das atividades escolares de musicalização no desenvolvimento das crianças durante a primeira infância. Esse estudo traz dados relevantes acerca do histórico da formação de professores de música no Brasil, dos saberes docentes e das práticas pedagógicas desse contexto de ensino. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, buscando analisar as atividades de musicalização da Educação Infantil, sendo realizada uma pesquisa de campo, com a coleta de dados através de observação e entrevista, permitindo reflexões sobre a prática da educação musical nesta instituição de ensino onde ocorreu a pesquisa, e em seguida a análise dos dados coletados. Por fim, nas considerações finais, os resultados alcançados mostram que o professor participante da pesquisa compreende a necessidade da utilização da música de forma intencional e da formação especializada para atuar de forma efetiva nesse contexto educacional. E que ainda se mostra presente entre outros profissionais da educação a ideia de que a música é apenas um recurso didático, não reconhecendo a importância no desenvolvimento e aprendizagem. |
Abstract: | The present research aims to investigate the musicalization of children during the early childhood, making the analysis of an experience in pre-school, having as investigation environment the city of Sobral, Ceará. The main objective is to investigate the influence of school musicalization activities on children's development during early childhood. This study brings relevant data about the history of music teacher training in Brazil, teaching knowledge and pedagogical practices in this teaching context. The approach of this research is qualitative, seeking to analyze the activities of musicalization of Early Childhood Education, being carried out a field research, with the collection of data through observation and interview, allowing reflections on the practice of musical education in this educational institution where it took place the research, and then the analysis of the collected data. Finally, in the final considerations, the results achieved show that the teacher participating in the research understands the need to use music intentionally and for specialized training to act effectively in this educational context. And that is still present among other education professionals the idea that music is just a didactic resource, not recognizing the importance in development and learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70529 |
Appears in Collections: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_mvaalcantara.pdf | ALCÂNTARA, M. V. A. Musicalização da criança durante a primeira infância: análise de uma experiência na pré-escola. 2022. 39f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023. | 572,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.