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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Homci, Isick Kauê Bianchini | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T15:56:56Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T15:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | HOMCI, Isick Kauê Bianchini. “Que este mundo é uma passóca”: a modinha seresteira como fonte para o ensino de história do Brasil (1888-1916). In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 110. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70471 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação histórica | pt_BR |
dc.subject | Modinha seresteira | pt_BR |
dc.subject | Música e ensino de História | pt_BR |
dc.title | “Que este mundo é uma passóca”: a modinha seresteira como fonte para o ensino de história do Brasil (1888-1916) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo investiga possibilidades de usos da modinha seresteira como fonte para o ensino de história do Brasil entre os anos de 1888 – 1916. Tendo como recorte modinhas de um criativo “bohêmio” cearense – Ramos “Cotôco” -, em diapasão com uma frequência anticolonial, com referência em Stuart Hall, Bell Hooks, propõe-se desenvolver apontamentos para a criação de uma aula-oficina voltada para o ensino médio, a partir de enquadramento teórico da educação histórica, destacando-se as proposições de Isabel Barca. Para promover a reflexão em torno das modinhas seresteiras como documentos musicais em uma aula de história, dialoga-se com Miguel Wisnik e Katia Abud, que instigam a problematização de tais documentos, considerando as especificidades da linguagem musical. Por fim, esboçam-se possibilidades relacionadas ao planejamento, execução e avaliação da referida oficina. No atual estágio de desenvolvimento da pesquisa, pontua-se que os primeiros resultados indicam a receptividade dos educandos para com a proposta, bem como para contribuir com a oficina, desde a sua fase de elaboração, sobretudo na definição do material a ser analisado em sala. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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