Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441
Type: | TCC |
Title: | Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará |
Authors: | Oliveira, Gabriela Alves de |
Advisor: | Araújo, Allysson Allex |
Co-advisor: | Veras, Nécio de Lima |
Keywords: | Sala de Aula Invertida;Ensino Remoto Emergencial;Engenharia de Software |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | OLIVEIRA, Gabriela Alves de. Qual a percepção de estudantes sobre a adoção de sala de aula invertida no ensino remoto emergencial de disciplinas de engenharia de software? Um relato de experiência baseado no Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441. Acesso em: |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Ensino Remoto Emergencial (ERE) decorrente da pandemia do COVID-19 reforçou diferentes desafios pedagógicos no contexto da Engenharia de Software (ES) no Brasil. Torna-se vital uma reflexão incessante sobre como engajar os discentes rumo a um ambiente que fortaleça a aprendizagem, por exemplo, a partir do uso de metodologias ativas de ensino, como a Sala de Aula Invertida (SAI). Diante dessa motivação, este trabalho objetiva, sob o escopo de um relato de experiência, investigar a percepção dos discentes quanto à adoção de SAI no ERE nas disciplinas de Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos e Gerência de Projetos de Software, ministradas no contexto do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC). Caracterizada como descritiva e quali-quantitativa, esta pesquisa utilizou questionários e grupos focais como instrumentos de coleta de dados. Verificou-se que, ao serem questionados sobre a contribuição da SAI no aprendizado durante o ERE, 97,2% dos discentes manifestaram concordar totalmente ou parcialmente. Resultados qualitativos evidenciam observações pertinentes sobre os benefícios e desafios oriundos do uso de SAI no ERE. Como principal contribuição, tem-se uma reflexão empírica sobre adoção de SAI cujos aprendizados e desdobramentos pedagógicos podem se revelar pertinentes num período de ensino de ES pós-pandemia. |
Abstract: | Emergency Remote Teaching (ERT) resulting from the COVID-19 pandemic reinforced multiple pedagogical challenges in the context of Software Engineering (SE) in Brazil. Then, an incessant reflection on how to engage students in a classroom that strengthens learning becomes vital, for example, through active teaching methods, such as the Flipped Classroom (FC). Given this motivation, this work aims, under the scope of an experience report, to investigate the perception of students on the use of FC during ERT of Software Engineering, Requirements Engineering, and Software Project Management taught at the Federal University of Ceará (UFC - Campus Crateús). Characterized as descriptive and quali-quantitative, this research approached questionnaires and focus groups as data collection methods. We found that, when asked about the contribution of FC to learning process during ERT, 97.2% of the students expressed their total or partial agreement. Qualitative results also evidence pertinent observations about the benefits and challenges of using FC in the ERT. As the main contribution, we provide an empirical reflection on the adoption of FC, whose learnings may be relevant to increasing the debate around the pedagogical developments in the post-pandemic period of SE education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70441 |
Appears in Collections: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CRATEÚS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_gaoliveira.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.