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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Chagas, Eduardo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Almeida, José Salvador de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T12:45:32Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T12:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, José Salvador de. A ideia de educação no jovem Marx: um estudo de 1843 a 1848. 2022. 65 f. Monografia (Graduação em Filosofia) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70440 | - |
dc.description.abstract | This work intends to present the idea (conception) of education in young Marx's thought during the period from 1843 to 1848, from an immanent reading of the following works: Hegel's Critique of the Philosophy of Right - Introduction (1843-1844); EconomicPhilosophical Manuscripts (1844); The German Ideology (1845-1846); Theses on Feuerbach (1845) and Communist Manifesto (1848). The research has a qualitative approach, of a basic nature, with exploratory and explanatory objectives, and a bibliographical procedure. During the research, we observed that the young Marx does not talk about education in an abstract way, that is, idealized and without connection to social reality. When talking about education, Marx presupposes an idea of man (social being). Thus, we realize that education is treated in direct articulation with society and, in this study, it should be analyzed in the context of the capitalist mode of production. Education must deal with real, concrete, historical problems and contribute to the process of disalienation of the proletariat and of men. The author advocates a public and free education for all children and also the union between education and material production. However, it is important to point out that Marx does not intend to collaborate with the logic of the capitalist mode of production, but, on the contrary, from the concept of estranged labor, from the concept of private property, we can deduce that he defends a conception of education articulated with a conception of labor as the ontological foundation of the constitution of social being. In this sense, an education articulated with the world of work, free from estrangement, which in turn is capable of providing the free development of the human spirit and an omnilateral formation of individuals. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Homem | pt_BR |
dc.subject | Karl Marx | pt_BR |
dc.title | A ideia de educação no jovem Marx: um estudo de 1843 a 1848 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho pretende apresentar a ideia (concepção) de educação no pensamento do jovem Marx durante o período de 1843 a 1848, a partir de uma leitura imanente sobre as seguintes obras: Crítica da filosofia do direito de Hegel – Introdução (1843-1844); Manuscritos econômico-filosóficos (1844); A ideologia alemã (1845-1846); Teses sobre Feuerbach (1845) e Manifesto Comunista (1848). A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza básica, de objetivos exploratórios e explicativos, de procedimento bibliográfico. No decorrer da pesquisa, observamos que o jovem Marx não fala sobre educação de maneira abstrata, ou seja, idealizada e sem conexão com a realidade social. Ao falar sobre educação, Marx tem como pressuposto uma ideia de homem (ser social). Assim, percebemos que a educação é tratada em articulação direta com a sociedade e, neste estudo, ela deve ser analisada no contexto do modo de produção capitalista. A educação deve tratar de problemas reais, concretos, históricos e contribuir no processo de desalienação do proletariado e dos homens. O autor defende uma educação pública e gratuita para todas as crianças e também a união entre educação e produção material. Porém, é importante destacar que Marx não pretende colaborar com a lógica do modo de produção capitalista, mas, ao contrário, a partir do conceito de trabalho estranhado, do conceito de propriedade privada, podemos deduzir que ele defende uma concepção de educação articulada com uma concepção de trabalho enquanto fundamento ontológico de constituição do ser social. Nesse sentido, uma educação articulada com o mundo do trabalho, livre do estranhamento, que por sua vez, é capaz de proporcionar o livre desenvolvimento do espírito humano e uma formação omnilateral dos indivíduos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FILOSOFIA - BACHARELADO - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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