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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70404
Tipo: | TCC |
Título: | Estudo analítico e numérico da ancoragem de Barras em elementos de concreto armado |
Autor(es): | Nunes, Ernande Cláudio Nogueira |
Orientador: | Lima, Jerfson Moura |
Palavras-chave: | Aderência;Comprimento de ancoragem;Confinamento;Método dos elementos finitos |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | NUNES, Ernande Cláudio Nogueira. Estudo analítico e numérico da ancoragem de Barras em elementos de concreto armado. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022. |
Resumo: | O princípio de funcionamento do concreto armado está na solidarização entre as barras de aço e o concreto, que, por sua vez, dependerá de muitos fatores, entre eles, está a tensão de aderência e sua correlação com o diâmetro das barras, resistência do concreto e cobrimento. Este trabalho tem por objetivo principal realizar um estudo comparativo entre o comprimento de ancoragem calculado pela NBR 6118:2014 e o comprimento segundo a simulação de um modelo numérico pelo MEF (Método dos Elementos Finitos). Para atingir esse objetivo a pesquisa foi dividida em duas partes, onde na primeira parte foram aplicadas as formulações da NBR 6118:2014 para o cálculo do comprimento de ancoragem e a segunda parte baseou-se no desenvolvimento de modelos numéricos dos corpos de prova da Etapa II do trabalho de Rosales (2016). Para os cálculos dos comprimentos de ancoragem nota-se que o aumento das tensões de compressão do concreto provoca a diminuição do comprimento de ancoragem, em vista do aumento das tensões de aderência. Após as simulações pode-se perceber para um mesmo diâmetro de corpo de prova de concreto, ao passo que as bitolas das barras crescem, as tensões máximas de arrancamento vão decrescendo, visto que se associam a cobrimentos de camadas de concreto cada vez menores. Então, o aumento do confinamento passivo de concreto é diretamente proporcional ao aumento das tensões de aderência, desse modo, percebe-se que maiores resistências ou camadas de concreto provocam uma diminuição no comprimento de ancoragem. |
Abstract: | The working principle of reinforced concrete is in the solidarization between the steel bars and the concrete, which, in turn, will depend on many factors, among them, is the bond stress and its correlation with the diameter of the bars, concrete strength and cover. This work has as main objective to perform a comparative study between the anchorage length calculated by NBR 6118:2014 and the length according to the simulation of a numerical model by FEM (Finite Element Method). To achieve this objective, the research was divided into two parts, where the first part applied the formulations of NBR 6118:2014 to calculate the anchorage length and the second part was based on the development of numerical models of specimens from Stage II of the work of Rosales (2016). For the calculations of the anchorage lengths it is noted that the increase of the compression stresses of the concrete causes the decrease of the anchorage length, in view of the increase of the bond stresses. After the simulations, for the same diameter of concrete specimen, as the bar sizes increase, the maximum pullout stresses decrease, which is expected, since it is associated to smaller and smaller concrete layers. Then, the increase of the passive concrete confinement is directly proportional to the increase of the adherence tensions, in this way, it is perceived that bigger resistances or layers of concrete provoke a decrease in the anchorage length. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70404 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
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