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Type: Dissertação
Title: (Re)invenção de saberes tradicionais: um estudo dos cocos de Fortaleza (CE)
Title in English: (Re)invention of traditional knowledge: a study of coconuts from Fortaleza (CE)
Authors: Araújo, Joel Oliveira de
Advisor: Paulino, Antônio George Lopes
Co-advisor: Nascimento, Ricardo Cesar Carvalho
Keywords: Os cocos;Identidade;Cultura;Performance
Issue Date: 2022
Citation: ARAÚJO, Joel Oliveira de. (Re)invenção de saberes tradicionais: um estudo dos cocos de Fortaleza (CE). Orientador: Antônio George Lopes Paulino. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Essa pesquisa tem como proposta estudar os cocos em Fortaleza - CE. Os cocos são uma manifestação do nordeste brasileiro, presente no sertão e nas regiões praieiras. A brincadeira surge de uma tradição afro-indígena, tendo como pilar, o canto, o batuque e a dança. Apresenta uma configuração em que uma pessoa costuma cantar as canções e os brincantes respondem em coro. A sua dança pode ser executada em fileiras, pares e em círculos, podendo ter variações de região para região. Através de uma pesquisa bibliográfica e etnográfica, estudo dois grupos de cocos na cidade de Fortaleza (CE), o Coco das Goiabeiras da Rainha do Mar e o Na Quebrada do Coco, referentes empíricos a partir dos quais reflito sobre como os determinados grupos executam, experimentam e (re)inventam os saberes tradicionais dos cocos na cidade de Fortaleza. Assim, busco conhecer os elementos, pautas e demandas que atravessam a brincadeira e as identidades dos brincantes, observando, dessa forma, as performances exercidas pelos cocos.
Abstract: La presente investigación tiene como objetivo estudiar los cocos en Fortaleza - CE. Los cocos son una manifestación cultural del nordeste brasileño, presentes en el sertão y en las regiones de playa. Proviene de una tradición afroindígena, teniendo como pilares el canto, el tamborileo y el baile. Presenta una configuración donde una persona suele cantar las canciones y los ejecutantes responden a un coro, su baile se puede realizar en filas, parejas y círculos, y puede tener variaciones de una región a otra. A través de un estudio bibliográfico y una investigación etnográfica, vengo a estudiar dos grupos de cocos en la ciudad de Fortaleza (CE), el Coco das Goiabeiras da Rainha do Mar y el Na Quebrada do Coco, referencias empíricas a partir de las cuales reflexiono sobre cómo ciertos grupos realizan, experimentan y (re)inventan el conocimiento tradicional de los cocos en la ciudad de Fortaleza. Así, busco conocer los elementos, agendas y demandas que atraviesan los cocos y las identidades de los ejecutantes, observando, así, las performances realizadas por los cocos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70371
Appears in Collections:PAPGA - Dissertações defendidas na UFC

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