Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Paulo Victor Barbosa de-
dc.contributor.authorSousa, Lethissia Carvalho-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:00:08Z-
dc.date.available2023-01-30T13:00:08Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA, Lethissia Carvalho. Grandpaw: uma proposta de aplicativo móvel educativo para o gerenciamento das necessidades de tutores de cães idosos. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70355-
dc.description.abstractWith the longevity of canine life increasing more and more, specific situations arise in the geriatric phase of the dog in which tutors have no experience, such as administering medications and offering a good nutritional plan for the animal. These situations, classified as mismanaged care, occur due to the fact that the tutor, for the most part, does not use solutions that helps in managing the needs of the elderly dog, and does not have specific knowledge related to what should be expected from this final stage of life. Based on this problem, this project aims to present a solution called GrandPaw, a prototype application for mobile devices that offers the user features such as setting reminders for walks, medications, vaccines and changing wound dressings, as well as an area to upload documents related to the animal such as exams and prescriptions. The proposed solution also has a nutritional area with healthy recipes for owners to offer for their elderly dogs, and a profile area with gamification to make the elderly dog care process more interesting, in addition to having educational resources, which are triggered in the form of informative notices according to the information that the user provides. This solution was prototyped through the use of Garrett's layers methodology, and was substantiated through questionnaires with the target audience, as well as usability tests and the calculation of the usability scale (SUS). This project highlighted the potential that the use of information technology and UX/UI concepts can have when related to other fields of science, such as veterinary science. In this case, the use of technology proved to be useful for administering medication at the correct times, offering food to the animal in a healthy way, stimulating physical exercise for the animal and treating the animal in general.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCãespt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectInterfaces de usuário (Sistemas de computação)pt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.titleGrandpaw: uma proposta de aplicativo móvel educativo para o gerenciamento das necessidades de tutores de cães idosospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a longevidade de vida canina aumentando cada vez mais, surgem situações específicas da fase geriátrica do cão nas quais os tutores não têm experiência, como administração de medicações e a oferta de um bom plano nutricional para o animal. Essas situações, classificadas como cuidados mal administrados, ocorrem devido ao fato de que o tutor, em sua maioria, não utiliza soluções que oferecem suporte para o gerenciamento das necessidades do cão idoso, e também não possui um conhecimento específico relacionado ao que se deve esperar dessa fase final da vida. Partindo dessa problemática, este projeto tem o objetivo de apresentar a solução GrandPaw, um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis que oferece ao usuário funcionalidades como marcar lembretes para passeios, medicações, vacinas e troca de curativos, assim como uma área para fazer upload de documentos relacionados ao animal como exames e receitas. A solução proposta conta ainda com uma área nutricional com receitas saudáveis para os donos oferecerem aos cães idosos, e uma área de perfil com gamificação para tornar o processo do cuidado do cão idoso mais interessante, além de contar com recursos educativos, que são disparados em forma de avisos informativos de acordo com a informação que o usuário fornece. Essa solução foi prototipada através do uso da metodologia das camadas de Garrett, e foi fundamentada por meio de questionários com o público-alvo, assim como testes de usabilidade e cálculo da escala de usabilidade (SUS). Esse projeto evidenciou o potencial que o uso de tecnologia da informação e conceitos de UX/UI podem ter quando relacionados a outros campos da ciência, como a veterinária. Nesse caso, o uso da tecnologia mostrou-se útil para a administração de remédios em horários corretos, oferecimento de comida ao animal de maneira saudável, estímulo de exercício físico ao animal e tratamento do animal de forma geral.pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_lcsousa.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.