Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70294
Tipo: TCC
Título : Utilizando a Técnica USARP (USAbility Requirements with Personas and user stories) com equipes trabalhando remotamente: um estudo de caso na indústria
Tutor: Marques, Anna Beatriz dos Santos
Palabras clave : User stories;Requisitos de usabilidade;Desenvolvimento distribuído de software;Trabalho remoto
Fecha de publicación : 2022
Citación : SIMÕES, Joyce da Silva. Utilizando a Técnica USARP (USAbility Requirements with Personas and user stories) com equipes trabalhando remotamente: um estudo de caso na indústria. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A usabilidade é um fator cada vez mais procurado pelas empresas como forma de discernir seu produto perante a concorrência. Diante da grande evolução tecnológica e diversos serviços, aquele que oferece a melhor experiência ao usuário desponta no mercado. A Engenharia de Requisitos é a parte do processo do desenvolvimento de software mais delicada, e onde será levantado, refinado e especificado cada atributo e necessidade exigidos pelos stakeholders. Pensar nesses aspectos de usabilidade é bastante desafiador para a engenharia de software mesmo em etapas preestabelecidas para tal, conseguir descobrir requisitos que afetem diretamente a usabilidade de um produto no início do processo pode tornar o produto em questão à frente de uma concorrência. Além disso, diante do contexto da pandemia iniciada em 2020, causada pelo vírus SARS-CoV-2, diversas empresas e negócios tiveram que se adequar ao DDS (Desenvolvimento Distribuído de Software), se reinventar e ajustar seus processos para o cenário pandêmico, com mudanças sociais, econômicas, culturais, tecnológicas para toda a sociedade. A técnica USARP (USAbility Requirements with Personas and user stories), traz uma proposta de levantamento de requisitos de usabilidade, utilizando como base Personas, user stories (histórias de usuário) e diretrizes de usabilidade. Este trabalho tem como intuito aplicar um estudo de caso por meio da utilização da técnica USARP em equipes trabalhando remotamente, utilizando como cenário de pesquisa uma empresa nacional de Ecommerce que atua de forma remota desde o início da pandemia de 2020.Os resultados indicam que o método pode ser de grande proveito para o processo de descoberta de requisitos de usabilidade, fomentando discussões entre a equipe e melhora do documento de requisito, no entanto, a duração do processo e a quantidade de cartas torna o processo mais longo o que demanda mais tempo para ser descoberto. Os resultados indicam que o método para a indústria pode necessitar de algumas adequações mediante a tamanho, tipo de projeto e aos próprios padrões de cada organização.
Abstract: Usability is a factor that is increasingly sought after by companies as a way of distinguishing their product from the competition. In view of the great technological evolution and various services, the one that offers the best user experience emerges in the market. Requirements Engineering is the most delicate part of the software development process, and where each attribute and need required by stakeholders will be identified, refined and specified. Thinking about these aspects of usability is quite challenging for software engineering, even in pre-established stages, being able to discover requirements that directly affect the usability of a product at the beginning of the process can make the product in question ahead of competition. In addition, given the context of the pandemic that started in 2020, caused by the SARS-CoV-2 virus, several companies and businesses had to adapt to the DDS (Distributed Software Development), reinvent themselves and adjust their processes to the pandemic scenario, with social, economic, cultural and technological changes for society as a whole. The USARP technique (USability Requirements with Personas and user stories) proposes a survey of usability requirements, based on Personas, user stories and usability guidelines. This work aims to apply a case study through the use of the USARP technique in teams working remotely, using as a research scenario a national Ecommerce company that has been operating remotely since the beginning of the 2020 pandemic. method can be of great benefit to the process of discovering usability requirements, fostering discussions among the team and improving the artifact of the requirement, however, the duration of the process and the number of letters makes the process longer, which demands more time to be discovered. The results indicate that the method for the industry may need some adjustments depending on the size, type of project and the standards of each organization.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70294
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_jssimoes.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.