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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Idevalda Barbosa da-
dc.contributor.authorMoraes, Edil Cléber Silveira de-
dc.date.accessioned2023-01-24T16:57:50Z-
dc.date.available2023-01-24T16:57:50Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationMORAES, Edil Cléber Silveira de. Administração Pública indireta. 2000. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70236-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectAdministração pública indiretapt_BR
dc.subjectSociedade de economia mistapt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectEmpresas públicaspt_BR
dc.titleAdministração Pública indiretapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo procura demonstrar como funcionam as entidades da Administração Indireta no âmbito federal. Na primeira para etapa do trabalho fala-se sobre a Administração Pública de um forma geral, enfocando a vital importância do Estado na consecução de um bem-estar social, na satisfação das necessidades coletiva, através, ou com a ajuda. Dos seus servidores públicos. Discorre também, através de citações e pontos de vista dos mais renomados autores, como o Estado embasados nas leis, como o Decreto-lei 200/67 e a Constituição de 1988, que a Administração pública se divide em direta e indireta. Na sua Segunda parte, o trabalho sobre o estudo das entidades que compõem a Administração Indireta que são: as autarquias; as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas, discorrendo acerca de suas definições, características, personalidades jurídicas, tipos composição do patrimônio, etc. e também sobre as divergências existentes entre os autores a respeito da doutrina. Depois, fala-se sobre os municípios básicos que norteiam a Administração Pública. Toda ciência, tem os seus prinicipios, eles são os seus alicerces. Tais princípios são: da legalidade; da impessoalidade; da moralidade; da publicidade e da eficiência, este trazido à tona pela Emenda da Constitucional n.° 19/1998. Servidores públicos é o assunto da quarta parte do trabalho, que enfoca sua definição e espécies, que são: os servidores estatutários, que tem o regime definido na Lei n.° 8.112, de 11/12/90; os empregados públicos, que são regidos pela legislação trabalhista e os servidores temporários, que são contratados para exercer funções temporárias. Por último, vem o controle a que essas entidades são submetidas. No trabalho, aborda-se o controle interno, que é exercido pela própria administração da entidade, e o controle externo, que é feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no âmbito da Administração Federal.pt_BR
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