Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70205
Type: | TCC |
Title: | Caracterização geomecânica de um maciço rochoso em corte de estrada no município de Boa Viagem - CE |
Authors: | Soares, João Pedro Gonçalves |
Advisor: | Moreira, Emanuel Itaquê de Negreiros |
Co-advisor: | Freitas Filho, Agnaldo Francisco |
Keywords: | Taludes;Descontinuidades;Classificação geomecânica |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SOARES, João Pedro Gonçalves. Caracterização geomecânica de um maciço rochoso em corte de estrada no município de Boa Viagem - CE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Minas) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70205. Acesso em: |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Taludes de corte de estrada são obras comuns nas diversas estradas e rodovias do Brasil. Estes cortes, em muitas ocasiões, são executados em estruturas rochosas e sua realização efetua-se por meio de desmonte mecânico de rochas ou com auxílio de explosivos e, com o passar do tempo, esses maciços rochosos remanescentes tendem a sofrer alterações em sua estabilidade devido ao aparecimento ou alteração das descontinuidades. Desta forma a análise da estabilidade destes taludes se mostra de suma importância para a segurança daqueles que trafegam próximo aos mesmos, pois, dependendo de suas condições geomecânicas, podem ocorrer rupturas em cunha, planar, por tombamento ou circular. Para esta análise, se faz necessária a investigação em campo destas estruturas presentes no maciço rochoso, com auxílio de equipamentos como martelo geológico e bússola e, com a coleta destes dados e fundamentação na literatura, pode- se então classificar geomecanicamente o maciço rochoso. Este trabalho objetiva classificar geomecanicamente um maciço rochoso de talude em corte de estrada localizado no município de Boa Viagem, Estado do Ceará, visando a determinação de sua estabilidade, e recomendação de suportes em casos de resultado desfavorável. Para tal, baseando-se nas características de suas descontinuidades, como rugosidade, espaçamento das fraturas, presença de água, resistência à compressão das paredes e orientação, dados estes obtidos em campo através de bússolas, martelos geológicos, trenas e GPS, foi possível sua classificação segundo as metodologias de Q-Barton, RMR e SMR. Pelo RMR as áreas 1 e 2 obteve o valor de 71, sendo classificada como boas, a área 4 com valor de 80 também classificada como boa, já a área 3 com valor de 85 considerada como muito boa, seguindo o Q-Barton as descrição obtidas pelo método para a área 1 foi de 22,5 descrevendo o maciço como de de boa qualidade, a área 2 com valor de 1 sendo um maciço de má qualidade, a área 3 com valor de 2 sendo descrita também como maciço de má qualidade e a área 4 com valor de 8 sendo assim descrita como maciço de qualidade regular. Para o SMR segundo a caracterização obteve-se para as áreas 1 e 2 o valor de 54 sendo então classificadas como parciamente estáveis, dessa forma as medidas de estabilização sugeridas são proteção e reforços, para a área 3 com valor de 68 considerado estável não se faz necessária a utilização de medidas estabilizadoras, na área 4 com valor de 63 sendo considerado estável a recomendação indicada é a utilização de proteções e para a área 5 considerada instáveis faz-se necessário um retaludamento, devido à instabilidade do talude. Portanto, as medidas recomendadas têm como objetivo impedir que a queda de blocos não interfira no tráfego da rodovia, espera-se que com a implementação desses tratamentos evitem possíveis incidentes e acidentes ligados a rupturas nestes taludes. |
Abstract: | Road cut slopes are common works on the various roads and highways in Brazil. These cuts, on many occasions, are performed on rocky structures and are carried out through mechanical rock dismantling or with the aid of explosives and, over time, these remaining rock masses tend to undergo changes in their stability due to to the appearance or alteration of discontinuities. In this way, the analysis of the stability of these slopes is of paramount importance for the safety of those who travel close to them, because, depending on their geomechanical conditions, wedge, planar, overturning or circular failures may occur. For this analysis, field investigation of these structures present in the rock mass is necessary, with the aid of equipment such as a geological hammer and compass and, with the collection of these data and foundation in the literature, the rock mass can then be classified geomechanically. This work aims to geomechanically classify a rocky mass of slope in a road cut located in the municipality of Boa Viagem, State of Ceará, aiming at determining its stability, and recommending supports in cases of unfavorable results. To this end, based on the characteristics of its discontinuities, such as roughness, spacing of fractures, presence of water, resistance to compression of the walls and orientation, data obtained in the field using compasses, geological hammers, measuring tapes and GPS, it was possible to classification according to Q-Barton, RMR and SMR methodologies. By RMR, areas 1 and 2 obtained a value of 71, being classified as good, area 4 with a value of 80 also classified as good, and area 3 with a value of 85 considered very good, following the Q-Barton description obtained by the method for area 1 was 22.5 describing the massif as of good quality, area 2 with a value of 1 being a massif of poor quality, area 3 with a value of 2 also being described as massif of poor quality and area 4 with a value of 8, thus being described as a massif of regular quality. For the SMR according to the characterization, a value of 54 was obtained for areas 1 and 2, being then classified as partially stable, thus the suggested stabilization measures are protection and reinforcements, for area 3 with a value of 68 considered stable, it is not it is necessary to use stabilizing measures, in area 4 with a value of 63 being considered stable, the recommendation is the use of protections and for area 5 considered unstable, re-sloping is necessary, due to the instability of the slope. Therefore, the recommended measures aim to prevent the fall of blocks from interfering with road traffic, it is expected that with the implementation of these treatments, possible incidents and accidents related to ruptures in these slopes will be avoided. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70205 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE MINAS - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_jpgsoares.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.