Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70153
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Museu e recursos táteis para pessoas cegas: Acessibilização da Sala Aldemir Martins no Museu de Arte da UFC (MAUC)
Autor(es): Vieira, Roberto Cesar Cavalcante
Araujo, Vera Lúcia Santiago
Abud, Janaína Vieira Taillade
Oliveira, Georgia Tath Lima de
Moreno Rocha, Saulo
Siqueira, Graciele Karine
Campos, Maria Carlizeth da Silva
Palavras-chave: Pintura Tátil;Rastreamento de Toque;Audiodescrição
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Canal 6
Citação: VIEIRA, Roberto Cesar Cavalcante; ARAUJO, Vera Lúcia Santiago; ABUD, Janaína Vieira Taillade; OLIVEIRA, Georgia Tath Lima de; MORENO ROCHA, Saulo; SIQUEIRA, Graciele Karine; CAMPOS, Maria Carlizeth da Silva. Museu e recursos táteis para pessoas cegas: acessibilização da Sala Aldemir Martins no Museu de Arte da UFC (MAUC). In: OKIMOTO, Maria Lúcia Leite Ribeiro; et al. (Org.). Tecnologia assistiva: projetos e aplicações. Bauru: Canal 6, 2021, v. 1, p. 360-369.
Resumo: A acessibilidade de obras de arte é um campo acadêmico e profissional ainda pouco explorado. Assim, este projeto objetivou acessibilizar o acervo do pintor Aldemir Martins, pertencente ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc). As estratégias utilizadas foram a audiodescrição da obra do artista e sua representação tátil. Como metodologia, elaborou-se, coletivamente e com consultoria, a AD de uma obra e sua respectiva peça tátil. Em uma pesquisa-ação, o roteiro foi discutido, permitindo a construção de critérios para audiodescrever arte. Os resultados lançam as bases para futuras exposições artísticas acessíveis e abrem a porta para novas pesquisas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70153
Aparece nas coleções:MAUC - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_cap_rccvieira.pdf603,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.