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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70040
Tipo: | Dissertação |
Título : | O Projeto Literatura de Cordel: o Centro de Referência Cultural do Ceará (1975-1990) entre o folclore e a cultura popular |
Autor : | Carvalho, Ulysses Santiago de |
Tutor: | Nogueira, Antonio Gilberto Ramos |
Palabras clave : | Cordel;Cultura popular;Patrimônio cultural;Popular culture;Cultural heritage |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | CARVALHO, Ulysses Santiago de. O Projeto Literatura de Cordel: o Centro de Referência Cultural do Ceará (1975-1990) entre o folclore e a cultura popular. Orientador: Antonio Gilberto Ramos Nogueira. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Nesta pesquisa, analisamos como a literatura de cordel foi apropriada como símbolo e fundamentou a idealização de uma cultura cearense pelo Centro de Referência Cultural do Ceará (Ceres). Funcionando, aproximadamente, entre 1975 e 1990, o Ceres, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), promoveu registros e estudos sobre as manifestações artísticas da chamada cultura popular cearense. Composto por um grupo de intelectuais com formações bastante diversas entre si, dentre os quais destacamos Oswald Barroso, Rosemberg Cariry, Roberto Aurélio Lustosa, Edvar Costa, Otávio Menezes, Nirton Venâncio, José Carlos Mattos, Maurício Albano e Sylvia Porto Alegre, seus trabalhos foram desenvolvidos a partir de dois projetos principais: o Projeto Artesanato e o Projeto Literatura de Cordel. Através das publicações lançadas por este, como a Antologia da Literatura de Cordel (1978; 1980), o Caderno de Cultura (1979) e o Literatura Popular em Questão (1982), examinamos, mais especificamente, as concepções de cultura popular do Ceres em consonância com as da trajetória do campo de estudos folclóricos do Ceará. Conforme constatamos, o órgão estadual incorporou, paulatinamente, as novas concepções de cultura da Antropologia, que modificaram, de modo mais amplo, as perspectivas teórico-metodológicas das ciências humanas e sociais durante as décadas de 1970 e 1980. |
Abstract: | This paper aims to analyze how cordel literature was appropriated by the State of Ceará as a cultural symbol and how it founded the idealization of a state culture by the Ceará Cultural Reference Center (CERES). CERES was an agency linked to the Secretary of Culture of the State of Ceará (SECULT) known for the promotion of records and studies on the artistic manifestations of the so-called Ceará popular culture between 1975 – 1990. CERES was comprised of a group of intellectuals with very diferent backgrounds, among which we highlight Oswald Barroso, Rosemberg Cariry, Roberto Aurélio Lustosa, Edvar Costa, Otávio Menezes and Sylvia Porto Alegre, whose work was developed from two main projects: the Project Artesanato (handcrafts) and the Cordel Literature Project. Through publications launched by the latter, such as Antologia da Literatura de Cordel (1978; 1980), Caderno de Cultura (1979) and Literatura Popular em Questão (1982), we specifically analyzed CERES’s conceptions on the basis of the popular culture in trajectory of the field of folk studies in Ceará. The findings showed that the state agency gradually incorporated the new cultural conceptions of Anthropology, which modified, in a broader way, the theoretical-methodological perspectives of the human and social sciences during the 1970s and 1980s. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70040 |
Aparece en las colecciones: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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