Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69988
Tipo: TCC
Título: A percepção de uma professora de pré-escola sobre o papel da literatura infantil no desenvolvimento de crianças leitoras
Autor(es): Marreiro, Maria Roseane Alves
Orientador: Martins, Cristiane Amorim
Palavras-chave: Leitores;Literatura Infantil;Educação Infantil;Readers;Children's Literature;Child Education
Data do documento: 2022
Citação: MARREIRO, Maria Roseane Alves. A percepção de uma professora de pré-escola sobre o papel da literatura infantil no desenvolvimento de crianças leitoras. Orientadora: Cristiane Amorim Martins. 2022. 49 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo, i nvestigar a compreensão de uma professora de pré escola sobre o papel da literatura i nfanti l no desen volvim ento de crianças leit oras , a fim de conhecer como percebe e efetiva isso em sua prática. C omo objetivo s específicos 1 D iscutir o pa pel da li teratura infantil na formação de crianças leitoras na pré escola 2 D escrever a percepção de uma professora de pré esc o la acerca do papel da liter atura infantil na form ação de indivíduos lei tores 3 C onhecer a percepção dessa profes sora a respe ito d e sua s práticas com a literatura infantil no seu agrupamento A parte teórica foi fundamentada nas contribuições de autores com o, Abramovich (2006), Amarilh a (2000 , 2012), Coelho (2000) 2000), Zilb erman 1994 ), dentre outros . Os processos metodológicos consistiram n a pes quisa qualitativa do tipo exploratóri a , usando como instrumento para a construção d os d ados a entrevista semiestru tura d a com vinte p erguntas abertas feita de forma presencial e realizada em dois dias . Os resultados apontam que a literatura infantil desempenha um papel importante na r otina do agrupam ento . A professo ra compreende que a formação de leit ores deve ter in ício desde cedo e que as experiências vividas ao longo da Educação Infantil contribuem para isso. Assim , considera que a literatura infantil é essencial para incentiva r às crianças a perc e be r em a experiência de le r como prazerosa e divertida. No entanto é possível concluir que existe em sua pr á tica certa ênfase à preparação para o Ensino Fundamental ao focar e priorizar , no momento do reconto, a interpretação literal da história e ao promover atividades de escrita mecânica e obrigatória para a s crianças Essas e xperiências podem tornar o momento da história cansativo e pouco atra ente, desvinculando o prazer que a criança sente ao vivencia-lo
Abstract: The pres ent work aimed to investigate the understanding of a kindergarten teacher about the ro le of children's literature in the devel opment of reading childre n, in order to know how she perceives an d implements this in her practice. As specific objectives: 1 Disc uss the role of children's li terature in the formation of reading children in preschoo l; 2 To describe the perception of a ki ndergarten teacher about the role of children's literature in the formation of individual readers; 3 Knowing this teacher's view of her practices with childre n's literature in her group. The theoretical part was bas ed on the contributions of authors such as Abramovich (2006), Ama rilha (2000, 2012), Coelho (2000), Zilbe rman (1994), among others. The m ethodological processes consisted of qualitative research of t he exploratory type, using a semi structured interview with twenty open questions as an instrument for data construction, carried out in person, and carried out in two days. The results indicate that children's literature plays an important r ole in the gro up's routine. The teacher understands that the formation of readers must start early and that the experiences lived throughout Early Childhood Education contribute to this. Thus, it considers that children's literature is essential to encoura ge children to perceive the experience of reading as pleasant and fun. However, it is possible to conclude that there is, in their practice, a certain emphasis on preparation for Elementary School by focusing and prioritizing, at the time of the retelling, the literal i nterpretation of the story and by promoting mechanical and mandatory writing activities for children. These experiences can make the moment in the story tiring and unattractive, disconnecting the pleasure that the child feels when experiencing it.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69988
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_mramarreiro.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.