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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorOton, Roseclay Paracampos-
dc.date.accessioned2023-01-04T15:54:52Z-
dc.date.available2023-01-04T15:54:52Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOTON, Roseclay Paracampos. A contribuição da leitura literária no processo de formação de novos leitores: estratégias diversificadas como caminho para o aprendizado. Orientadora: Maria José Barbosa. 2022. 100 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69982-
dc.description.abstractThe formation of readers has been a challenge in schools in Brazil in the face of the present day, especially in times when digital social communication media have mediated the world of children, adolescents and young people.The challenge of sharpening the interest in reading, of raising awareness about its importance for the formation of the social being, is something that we can perceive with great intensity. Educating readers is essential for a free society to debate its ideas. Discussing the literature, expanding the reading circumstances and the reader's deciphering ability is essential. Being able to diverge, manifest, oppose opinions is a right that is guaranteed with this training, because, learning to read and decipher, we guarantee free will of thought and perception. The main objective of the study presented here is to investigate the encouragement of reading in the classroom, in a class of the 4th year of Elementary School, identifying the pedagogical practices that are being applied to develop reading skills in these children. The research carried out is characterized as qualitative, with an exploratory character, based on an interventional action in a class of the 4th year of elementary education in a school on the outskirts of the Metropolitan Region of Fortaleza. A bibliographical and documentary research was also carried out in order to conceptualize the subjects dealt with and support the analysis of the collected data. We take as references the studies of Freire (1989), Ferreiro (1996), Soares (2003, 2017, 2020), among others. The official documents read were the National Curricular Parameters for the Portuguese Language (1998) and the National Common Curricular Base (2017). We came to the conclusion that not all children reach the 4th year having developed reading and writing skills, but that, based on diversified teaching strategies for their insertion in the literary world, they are able to develop means for the use of literature, proving that the act of reading beyond words is not impossible to accomplish.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstratégias de leituraspt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectReading trainingpt_BR
dc.titleA contribuição da leitura literária no processo de formação de novos leitores: estratégias diversificadas como caminho para o aprendizadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA formação de leitores tem sido um desafio nas escolas do Brasil em face aos dias atuais, especialmente em épocas em que os meios de comunicação social digital têm mediado o mundo das crianças, adolescentes e jovens. O desafio de aguçar o interesse pela leitura, de conscientizar sobre a sua importância para a formação do ser social, é algo que podemos perceber com muita intensidade. Formar leitores é essencial para uma sociedade livre para debater suas ideias. Discutir a literatura, expandindo as circunstâncias de leitura e a habilidade decifrar do leitor é essencial. Poder divergir, manifestar, contrapor opiniões é um direito que é garantido com essa formação, pois, aprendendo a ler e a decifrar, garantimos o livre-arbítrio de pensamento e percepção. O estudo aqui apresentado tem por principal objetivo investigar o incentivo à leitura na sala de aula, em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental, identificando as práticas pedagógicas que estão sendo aplicadas para desenvolver competências leitoras nestas crianças. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa, com caráter exploratório, baseada em uma ação interventiva em uma turma do 4º ano do ensino fundamental em uma escola da periferia da Região Metropolitana de Fortaleza. Foi também realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com o fim de conceituar os assuntos tratados e subsidiar as análises dos dados coletados. Tomamos como referências os estudos de Freire (1989), Ferreiro (1996), Soares (2003, 2017, 2020), dentre outros. Os documentos oficiais lidos foram os Parâmetros Curriculares Nacionais para Língua Portuguesa (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Chegamos à conclusão de que nem todas as crianças chegam ao 4º ano tendo desenvolvido as competências de leitura e escrita, mas, que a partir de estratégias de ensino diversificadas para sua inserção no mundo literário, são capazes de desenvolver meios para o uso de literaturas, provando que o ato de ler além das palavras não é impossível de ser realizado.pt_BR
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