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Tipo: TCC
Título : Desafios para a implementação de ações de marketing em empresas de biotecnologia: um estudo de caso com a startup TaqMol Diagnósticos
Título en inglés: Challenges for the implementation of marketing actions in biotechnology companies: a case study with the startup TaqMol Diagnostics
Autor : Silva, Sâmia Alves
Tutor: Silva, André Luis Coelho da
Palabras clave : Biotecnologia;Marketing;Desafios
Fecha de publicación : 2022
Resumen en portugués brasileño: A indústria de biotecnologia se encontra aquecida e em franca expansão, entretanto ainda coexistem limitações ao crescimento destes empreendimentos relacionadas, dentre outros fatores, a aspectos de marketing. Visto isso, o presente trabalho objetivou analisar o caso de uma startup de biotecnologia, a TaqMol Diagnósticos, e mapear os principais desafios para desenvolver ações de marketing em empresas biotecnológicas. Para isso, fez-se uso da pesquisa-ação, um tipo particular de pesquisa participante e pesquisa aplicada, que se desenvolveu em quatro fases: diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação. Os resultados da fase de diagnóstico evidenciaram que grande parte dos desafios para implementar ações de marketing em empreendimentos de biotecnologia decorrem da natureza científica desses negócios, havendo um descompasso entre suas competências tecnológicas e mercadológicas. Além disso, também se identificou os principais desafios no âmbito de marketing da empresa sob estudo. Assim, na fase de planejamento, se propôs o design e a implementação de uma consultoria de comunicação adaptada à realidade da TaqMol Diagnósticos. Os resultados possibilitaram atualizar as personas da empresa, as quais foram essenciais para nortear as estratégias sugeridas nesse trabalho; mapear a jornada de comunicação atual dessas personas e definir pontos críticos nesse processo que precisam ser otimizados. Uma nova jornada de comunicação foi idealizada, bem como foram propostos planos de ação para alcançá-la, contendo investimento teórico e cronograma de execução, metas e indicadores de desempenho. Os planos de ação se mostraram potenciais para transpor os desafios/pontos críticos identificados e atingir os objetivos da empresa. Portanto, observa-se a importância em desenvolver estratégias adequadas/personalizadas de marketing para empreendimentos de biotecnologia, a fim de garantir a sobrevivência e sucesso dessas empresas no mercado e, para isso, a necessidade de profissionais transdisciplinares com competências empreendedoras, científicas e/ou de marketing.
Abstract: The biotechnology industry is heated and booming, however there are still limitations to the growth of these enterprises related, among other factors, to aspects of marketing. Given this, the present work aimed to analyze the case of a biotechnology startup, TaqMol Diagnostics, and map the main challenges to develop marketing actions in biotechnology companies. For this, action research was used, a particular type of participant research and applied research, which was developed in four phases: assessment, planning, implementation and evaluation. The results of the diagnosis phase showed that most of the challenges to implement marketing actions in biotechnology enterprises stem from the scientific nature of these businesses, with a mismatch between their technological and marketing skills. In addition, the main challenges in the field of marketing of the company under study were also identified. Thus, in the planning phase, the design and implementation of a communication consultancy adapted to the reality of TaqMol Diagnostics was proposed. The results made it possible to update the company's personas, which were essential to guide the strategies suggested in this work; map the current communication journey of these personas and define critical points in this process that need to be optimized. A new communication journey was idealized, as well as action plans were proposed to achieve it, containing theoretical investment and execution schedule, goals and performance indicators. The action plans showed potential to overcome the identified challenges/critical points and achieve the company's objectives. Therefore, it is important to develop adequate/personalized marketing strategies for biotechnology enterprises in order to guarantee the survival and success of these companies in the market and, for this, the need for transdisciplinary professionals with entrepreneurial, scientific and/or marketing skills.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69971
Aparece en las colecciones: BIOTECONOLOGIA - Monografias

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