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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69946
Tipo: | TCC |
Título: | Leitura no ciberespaço: o fenômeno das webcomics e o seu impacto para o protagonismo literário de jovens LGBTQIA+ |
Autor(es): | Passo, Leandra Alencar Soares Lima de |
Orientador: | Cavalcante, Lidia Eugênia |
Palavras-chave: | Representatividade LGBTQIA+;Letramento digital;Mediação da leitura e da informação;Webcomics;Heartstopper |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | PASSO, Leandra Alencar Soares Lima de. Leitura no ciberespaço: o fenômeno das webcomics e o seu impacto para o protagonismo literário de jovens LGBTQIA+. Orientadora: Lidia Eugênia Cavalcante.74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como intuito abordar as webcomics como espaço de discussão para o protagonismo de jovens LGBTQIA+. Observou-se que nos últimos anos houve um aumento de narrativas literárias queer publicadas fisicamente, contudo, no ambiente digital esse número é potencializado, sobretudo pelo fato de ser mais acessível. Portanto, a pesquisa tem como objetivo geral discutir a mediação da leitura e a escrita como práticas sociais no que tange à representatividade LGBTQIA+ por meio da relação do leitor queer com as webcomics, verificando ainda, como objetivos específicos, a) descrever os conceitos de letramento digital e as repercussões desencadeadas pelas ações promovidas pelos usuários no ciberespaço; b) conhecer o perfil do leitor na atualidade, em especial aqueles que estão inserido nos ambientes digitais; c) averiguar as práticas de mediação da leitura no ciberespaço, d) compreender a importância da literatura e da leitura para a autonomia e protagonismo de jovens leitores; e) analisar a relação do público leitor queer com as webcomics por intermédio da obra Heartstopper, da escritora e ilustradora Alice Oseman. No seu referencial teórico a pesquisa buscou descrever o que é letramento digital, assim como elucidar a definição das práticas de mediação da leitura e informação e o papel do mediador, seguido de um apanhado histórico e social sobre as histórias em quadrinhos. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se como procedimento metodológico uma pesquisa bibliográfica e historiográfica, de caráter exploratório, utilizando também uma análise de conteúdo de dados quali-quantitativos, e tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário eletrônico destinado ao público leitor brasileiro da história Heartstopper. Os resultados obtidos evidenciaram que a criação de webcomics queer e a presença de personagens LGBTQIA+ nessa e em várias outras histórias têm contribuído não apenas para a visibilidade de uma comunidade, como também para gerar debates sobre suas vivências e sua importância social. Dessa forma, concluiu-se que para auxiliar na popularização dessas histórias, as unidades de informação, especialmente as bibliotecas, podem colaborar com a divulgação e disponibilização dessas narrativas, bem como promover ações mediacionais que proporcionem um acesso democrático a esses conteúdos. Além disso, cabe aos bibliotecários, enquanto mediadores, assumirem um compromisso fundamental no seu ambiente de trabalho, que é atuar sempre com respeito e inclusão. |
Abstract: | This research addresses webcomics as a discussion space for the protagonism of LGBTQIA+ young people. It was observed that in recent years there has been an increase in queer literary narratives published physically, however, in the digital scenario this number is enhanced, mainly because it is more accessible. Therefore, the main objective of the research is to discuss the mediation of reading and writing as social practices in terms of LGBTQIA+ representation through the queer reader's relationship with webcomics, also verifying, as specific objectives, a) describe the concepts of digital literacy and the repercussions triggered by actions promoted by users in cyberspace; b) know the profile of the reader of the present day, especially those who are inserted in digital environments; c) to investigate reading mediation practices in cyberspace; d) to understand the importance of literature and reading for the autonomy and protagonism of young readers; e) to analyze the relationship of the queer readership with webcomics through the work Heartstopper, by writer and illustrator Alice Oseman. In the theoretical framework, the research sought to describe what digital literacy is, as well as to elucidate the definition and practices of reading and information mediation and the role of the mediator, followed by a historical and social overview of comics. In order to reach the proposed objectives, a bibliographical and historiographical research was adopted as a methodological procedure, of an exploratory nature, also using a content analysis of quali-quantitative data, and having as a data collection instrument the application of an electronic questionnaire destined to the Brazilian readership of the Heartstopper story. The results showed that the creation of queer webcomics and the presence of LGBTQIA+ characters in this and several other stories has contributed not only to the visibility of a community, but also to generate debates about their experiences and their social importance. Thus, it was concluded that to help popularize these stories, information units, especially libraries, can contribute to the dissemination and availability of these narratives, as well as promoting mediational actions that provide democratic access to these contents. In addition, it is up to librarians, as mediators, to assume a fundamental commitment in their work environment, which is to always act with respect and inclusion. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69946 |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
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