Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69863
Type: TCC
Title: Ciências em um ambiente não formal de ensino: como o supermercado me ajudou na minha formação docente
Authors: Alves, Bianca Elen de Souza
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords: Divulgação científica;Formação de professores;Narrativa autobiográfico;Educação informal
Issue Date: 2022
Citation: ALVES, Bianca Elen de Souza. Ciências em um ambiente não formal de ensino: como o supermercado me ajudou na minha formação docente. 108 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: As discussões sobre educação em ambientes não tradicionais de ensino possibilitam traçar novos caminhos para aquilo que queremos como professores e cientistas. Desse modo, o partilhar de vivências e visões de mundo torna-se uma ferramenta importante para fornecer a uma discussão elementos de atuação e reflexão. Neste trabalho, utilizo o recurso da narrativa autobiográfica, tendo como fio condutor uma trajetória marcada pela atuação em um ambiente de trabalho, um supermercado, na qual trago uma série de vivências que farão parte das minhas reflexões como educadora e divulgadora da ciência, ainda estudante de um curso de formação de professores de Ciências e Biologia. Apoio-me nas ideias de Paulo Freire e remeto-me à estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas. Assim configura-se uma pesquisa qualitativa, advinda de uma prática social. As considerações aqui demonstradas são impressões pessoais que me auxiliaram e me auxiliam na formação do Eu docente e no despertar em relação ao ser biólogo. No mais, concluo que o supermercado pode-se somar como um ambiente informal em que a ciência é aplicável e a atuação educativa é exequível, uma vez que dispõe de vários produtos que podem interagir com a Biologia e há um fluxo diário de pessoas com diversos graus de instrução. Por estar em um espaço contrário à sala de aula, é possível perceber como as pessoas vêem e interagem com os itens e com o conhecimento aplicado ao dia a dia delas. Além de facilitar o meu desenvolvimento e o meu despertar científico para campos de ensino improváveis.
Abstract: Discussions about education in non-traditional teaching environments make it possible to trace new paths for what we want as teachers and scientists. In this way, sharing experiences and worldviews becomes an important tool to provide a discussion with elements for action and reflection. In this paper, I use the autobiographical narrative resource, having as a common thread a trajectory marked by the performance in a work environment, a supermarket, in which I bring a series of experiences that will be part of my reflections as an educator and science communicator, still a student in a course of Science and Biology teacher training. I base myself on Paulo Freire's ideas and refer to the curricular structure of the Biological Sciences course. This is qualitative research, arising from a social practice. The considerations demonstrated here are personal impressions that helped and still help me in the formation of the teaching self and in the awakening in relation to being a biologist. Furthermore, I conclude that the supermarket can be an informal environment in which science is applicable and educational activities are feasible, since it has several products that can interact with Biology and there is a daily flow of people with different levels of education. By being in a space opposite to the classroom, it is possible to see how people see and interact with the items and with the knowledge applied to their daily lives. It also facilitates my development and scientific awakening to unlikely fields of education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69863
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_besalves.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.