Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69862
Tipo: | TCC |
Título : | Áreas verdes em meio ao espaço urbano: sob o olhar dos estudantes de Ciências Biológicas |
Autor : | Silva, Bianca Araújo da |
Tutor: | Mota, Erika Freitas |
Palabras clave : | Atuação profissional;Infraestrutura urbana;Meio ambiente urbano;Fauna e flora local;Fortaleza - CE |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SILVA, Bianca Araújo da. Áreas verdes em meio ao espaço urbano: sob o olhar dos estudantes de Ciências Biológicas. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Dado que a Educação Ambiental objetiva suscitar em um determinado grupo de indivíduos ferramentas formativas que lhes despertem a afinidade pela conservação sustentável, prioritariamente das espécies que as circundam (ou deveriam circundar), surgiu o interesse de verificar como estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal do Ceará - UFC, convivem com as áreas verdes no espaço urbano. O objetivo geral foi analisar a percepção ambiental dos estudantes sobre esses espaços e sobre as atividades do profissional biólogo que podem ser desenvolvidas nessas áreas e a origem deste conhecimento nos estudantes. Para tanto optou-se por fazer uma pesquisa quali-quantitativa, com o emprego de formulário eletrônico feito através da plataforma Google Forms, enviado via email para estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, modalidades Licenciatura e Bacharelado, de todos os semestres. Obteve-se 19 respostas aos formulários, a partir das quais foram feitas análises flutuantes com categorização dos dados e destaques de informações para auxiliar na posterior análise temáticas para descobrir os núcleos de sentido das respostas dos participantes das pesquisas. Um segundo objetivo do trabalho foi fazer um levantamento das áreas verdes de Fortaleza, sendo esta parte feita a partir do olhar do biólogo em formação, no caso a pesquisadora. A partir do levantamento, foram visitadas 22 áreas de Fortaleza, entre praças e parques mais arborizados da cidade, observando o sombreamento por árvores de grande porte, livre acesso a estas áreas pela população e sensação de segurança pública nestes espaços, além de notação de espécies animais e vegetais que podem ser encontradas neles. É possível destacar a fomentação entres os futuros profissionais, ainda que não atuem nesta área, de uma reflexão sobre seu conhecimento e concepção dos espaços urbanos arborizados os quais observam em seu cotidiano, além de como poderiam, futuramente, atuar nestes mesmos espaços como profissionais biólogos e descobrimos a forma como estes obtiveram o conhecimento de quais são as atribuições profissionais do biólogo, que foi majoritariamente através de disciplinas da grade curricular do curso. |
Abstract: | Given that Environmental Education aims to raise in a certain group of individuals training tools that awaken their affinity for sustainable conservation, primarily of the species that surround them (or should surround them), the interest arose to verify how students of Biological Sciences courses (Bachelor's and Degree) from the Federal University of Ceará - UFC, coexist with green areas in the urban space. The general objective was to analyze the students' environmental perception about these spaces and about the activities of the professional biologist that can be developed in these areas and the origin of this knowledge in the students. For that, it was decided to carry out a qualitative and quantitative research, with the use of an electronic form made through the Google Forms platform, sent via email to undergraduate students of the Biological Sciences course at the Federal University of Ceará, modalities Degree and Bachelor, from every semester. Nineteen responses to the forms were obtained, based on which floating analyzes were carried out with data categorization and information highlights to assist in the subsequent thematic analysis to discover the core meanings of the research participants' responses. A second objective of the work was to survey the green areas of Fortaleza, this part being done from the point of view of the biologist in training, in this case the researcher. Based on the survey, 22 areas of Fortaleza were visited, including squares and the most wooded parks in the city, observing shading by large trees, free access to these areas by the population and a sense of public security in these spaces, in addition to species notation animals and plants that can be found in them. It is possible to highlight the promotion among future professionals, even if they do not work in this area, of a reflection on their knowledge and conception of urban wooded spaces which they observe in their daily lives, in addition to how they could, in the future, act in these same spaces as professional biologists and we discovered the way in which they obtained the knowledge of what are the professional attributions of the biologist, which was mostly through disciplines of the curriculum of the course. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69862 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_basilva.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.