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Tipo: TCC
Título : Análise da gestão de manutenção e assistência técnica em uma empresa de pequeno porte na região metropolitana de Fortaleza
Autor : Farias, Luan Miguel Pinto
Tutor: Cândido , Luis Felipe
Palabras clave : Manutenção predial;Assistência Técnica;Programa Casa Verde e Amarela;Empresa de Pequeno Porte
Fecha de publicación : 2022
Citación : FARIAS, Luan Miguel Pinto. Análise da gestão de manutenção e assistência técnica em uma empresa de pequeno porte na região metropolitana de Fortaleza. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/. Acesso em:
Resumen en portugués brasileño: A manutenção predial e a assistência técnica são atividades imprescindíveis ao longo do ciclo de vida de uma edificação. Estes processos estão intimamente ligados, seja do ponto de vista do correto uso da edificação e preservação de sua vida útil, seja do ponto de vista de correções necessárias em caso de mau uso ou outras falhas, e podem refletir diretamente na percepção dos clientes em relação à qualidade, ética e imagem da construtora. Diante disso, as empresas têm buscado melhorar a gestão da manutenção e assistência técnica no pós-obra, o que é um desafio para as empresas de qualquer porte. Porém, ao se observar a literatura, verifica-se que os estudos sobre manutenção são bastante prolíficos, enquanto os estudos sobre Assistência Técnica são incipientes. Ainda, esses estudos não distinguem o porte das empresas ou mesmo das obras envolvidas em seus estudos, mesmo sabendo das dificuldades que empresas de pequeno porte podem enfrentar em sua gestão, lacuna que esta pesquisa pretende contribuir, e que levou ao seguinte questionamento: Como ocorre o processo de manutenção predial e assistência em empresas construtoras de pequeno porte? Assim, este estudo teve como objetivo analisar a gestão de manutenção e assistência técnica em uma empresa de pequeno porte na Região Metropolitana de Fortaleza. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com base nas respostas de vinte e oito moradores acerca de como é realizada a manutenção pela empresa em estudo e entrevista com o responsável pelo setor de manutenção. Como resultados, pôde-se mapear como é realizada a Gestão de Manutenção de edificações da empresa, identificando os problemas mais recorrentes que estavam relacionados à infiltração, instalação elétrica, instalações hidrossanitárias, esquadrias, louças e metais e piso. A partir do mapeamento foi possível identificar oportunidades de melhoria, em que se observou que a empresa não possui um processo de gestão da manutenção. Em seguida, foram realizadas proposições de melhorias na forma de um fluxo de processos para todas as etapas, desde a entrega do imóvel ao chamado de manutenção. As melhorias propostas foram validadas pelo responsável do setor. Por fim, pode-se apontar o desafio de gerenciar os dados coletados ao longo do processo de manutenção, de modo que eles possam se transformar em informações estratégicas para os futuros empreendimento da empresa. Pesquisas futuras foram sugeridas.
Abstract: Building Maintenance and Technical Assistance are essential activities throughout the life cycle of a building. These processes are closely linked. First because of the correct use of the building and preservation of its useful life. Second due of the necessary corrections in case of misuse or other failures. Both can directly reflect on the perception of customers in relation to quality, ethics and the image of the construction company. In view of this, companies have sought to improve maintenance management and Technical Assistance in post-construction phase, which is a challenge for companies of any size. However, when observing the literature, it appears that studies on maintenance are quite prolific, while studies on Technical Assistance are incipient. Moreover, these studies do not distinguish the size of the companies or the size of buildings involved. This is critically for small companies due the difficulties that this sized company can face in their management and constitutes the gap that this research intends to contribute. Thus, a question arises: How is the management of the process of building maintenance and technical assistance carried out by small construction companies? Thus, this study aimed to analyze the management of maintenance and technical assistance in a small company from Metropolitan Region of Fortaleza, northeast of Brazil. For that, a case study was carried out based on the responses of twenty-eight residents about how maintenance is carried out by. An interview with the person in charge of the maintenance sector was also performed. As a result, it was possible to map the process of Maintenance Management and Technical Assistance of the company's, identifying the most recurrent problems that were related to infiltration, electrical installation, hydrosanitary installations, frames, chinaware and metals and flooring. From the mapping it was possible to identify opportunities for improvement, in which it was observed that the company does not have a maintenance management process. Then, proposals for improvements were made in the form of a process flow for all stages, from the delivery of the property to the maintenance call. The proposals for improvements were validated by the person in charge of the sector. Finally, one can point out the challenge of managing the data collected throughout the maintenance process, so that they can be transformed into strategic information for the company's future undertakings. Future research was suggested.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69860
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

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