Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69818
Tipo: | Dissertação |
Título : | Recurso educacional digital para a promoção da saúde bucal em pré-escolares |
Título en inglés: | Digital educational resource for promoting oral health in preschoolers |
Autor : | Dauer, Simone Santiago Franklin |
Tutor: | Araújo, Maria Fátima Maciel |
Co-asesor: | Souza, Ângela Maria Alves e |
Palabras clave : | Educação em Saúde Bucal;Jogos e Brinquedos;Educação Infantil;Promoção da Saúde |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | DAUER, S. S. F. Recurso educacional digital para a promoção da saúde bucal em pré-escolares. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69818. Acesso em: 20 dez. 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O empoderamento dos indivíduos e a motivação para o autocuidado em saúde bucal são estimulados nas ações de promoção da saúde, realizadas pelos profissionais de saúde ou intersetorialmente. A literatura destaca atividades lúdicas na educação em saúde para pré- escolares, utilizando jogos educativos, que prendem a atenção das crianças, promovem a interação entre elas e favorecem seu aprendizado. O objetivo é propor um recurso educacional digital, na forma de um jogo educacional, para ser utilizado por professores da rede pública municipal de ensino, em ações de promoção do autocuidado em saúde bucal em pré-escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com elementos da pesquisa-ação e professores da rede municipal de ensino, que lecionam nas turmas infantis V (crianças com cinco anos de idade), são o público-alvo deste estudo. Eles foram entrevistados individualmente, para conhecer suas opiniões sobre o uso desse recurso na educação em saúde bucal de pré-escolares e suas sugestões de temas que poderiam estar presentes nessas tecnologias. A análise do conteúdo obtido por meio das entrevistas individuais serviu de guia para a construção do recurso educativo e foi realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Como sugestão, obteve-se a elaboração de um protótipo de um jogo de memória digital, indicado para ser utilizado pelas crianças, em sala de aula, com a mediação do professor. Os temas do jogo incluirão orientações sobre cuidados com a saúde bucal e as ferramentas utilizadas durante esta ação. Conclui-se que o uso de um recurso educacional digital, na forma de jogo educativo, pode contribuir positivamente para ações de educação em saúde bucal, quando utilizado em sala de aula por professores que lecionam nas turmas do infantil V. No entanto, ainda não há recursos tecnológicos disponíveis para uso pelas crianças dos Centros de Educação Infantil que participaram deste estudo, dificultando o acesso aos jogos educacionais digitais em sala de aula. |
Abstract: | The empowerment of individuals and the motivation for self-care in oral health are stimulated in health promotion actions carried out by health professionals or intersectorally. The literature highlights ludic activities in health education for preschoolers, using educational games, which hold the children's attention, promote interaction between them and favor their learning. The objective is to propose a digital educational resource, in the form of an educational game, to be used by teachers from the municipal public school system, in actions to promote self-care in oral health in preschoolers. This is qualitative research with action- research elements and teachers from the municipal education network, who teach in children's classes V (five-year-old), are the target audience of this study. They were interviewed individually to find out their opinions about the use of this resource in oral health education for preschoolers and their suggestions for topics that could be present in these technologies. The analysis of the content obtained through the individual interviews served as a guide for the construction of the educational resource and was carried out using the Collective Subject Discourse method. As a suggestion, we obtained the development of a prototype of a digital memory game, indicated to be used by children in the classroom, with the mediation of the teacher. The game's themes will include guidelines on oral health care and the tools used during this action. It is concluded that the use of a digital educational resource, in the form of an educational game, can contribute positively to oral health education actions, when used in the classroom by teachers who teach in Kindergarten V classes. there are technological resources available for use by children from the Early Childhood Education Centers that participated in this study, making it difficult to access digital educational games in the classroom. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69818 |
Aparece en las colecciones: | MPSF - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_ssfdauer.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.