Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69811
Tipo: TCC
Título: Como o ensino da biologia pela United Women in Health contribui para as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos e a educação em saúde em Fortaleza
Autor(es): Manso, Mariana Palmeira
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Educação;Ensino;Saúde;Higiene
Data do documento: 2022
Citação: Manso, Mariana Palmeira. Como o ensino da biologia pela United Women in Health contribui para as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos e a educação em saúde em Fortaleza. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Após ter sido selecionada no programa de intercâmbio Study of the U.S. Institutes (SUSI) em 2021, co-fundei a organização United Women in Health (UWH) a partir dos conhecimentos sobre educação, liderança, trabalho e engajamento comunitário obtidos durante o programa. Por esse ângulo, a UWH é reconhecida como organização parceira do departamento de estado americano, o qual financia o projeto desde a sua criação a partir da relação bilateral entre Estados Unidos e Brasil. Sob essa perspectiva, a United Women in Health possui como objetivos disseminar conhecimento de forma gratuita na área da saúde e incentivar liderança feminina. Entre os anos de 2021 e 2022, a UWH organizou dois encontros virtuais sobre liderança feminina e, por causa do SUSI, sobre oportunidades de estudo no exterior. Para o segundo semestre de 2022, decidimos organizar uma roda de conversa sobre educação em saúde em uma escola pública de ensino fundamental e médio. Ainda, a temática foi decidida tendo em vista que, a educação, principalmente a disciplina de ciências, deve providenciar propostas e métodos educacionais preventivos à saúde e à higiene corporal, e, com isso, pode ser um dos alicerces para uma vida saudável. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi disseminar conhecimento para os estudantes da turma do 1º ano B sobre higiene corporal, íntima e saúde mental, porque, de acordo com minha vivência na escola, são assuntos extremamente importantes e necessários para serem discutidos com os alunos da escola. Ainda, utilizou-se a metodologia qualitativa de Flick, que valoriza e leva em consideração o aspecto social e o ambiente onde os estudantes se encontram, além da percepção e da reflexão do professor. Por meio da compreensão dos contextos históricos e sociais que influenciaram na atual realidade da educação e da saúde na sociedade brasileira, é possível entender por quais motivos a educação e a saúde públicas ainda enfrentam tantos obstáculos no tocante à universalização de tais áreas. Durante e após a realização do evento, os estudantes comentaram frases do tipo “eu queria que todas as aulas fossem assim” e “estou muito feliz com a aula de hoje!”, os quais não são muito comuns durante as aulas regulares. Dessa forma, conclui-se que atividades cuja metodologia é diferente do método tradicional de ensino despertam mais interesse, curiosidade, motivação e participação dos alunos, tornando clara a necessidade da elaboração de novas atividades e práticas lúdicas nas instituições de ensino.
Abstract: After being selected for the Study of the U.S. Institutes (SUSI) exchange program in 2021, I co-founded the United Women in Health (UWH) organization by using the knowledge about education, leadership, work, and community engagement gained during the program. From this angle, UWH is recognized as a partner organization of the U.S. Department of State, which has funded the project since its inception from the bilateral relationship between the United States and Brazil. From this perspective, United Women in Health's objectives are to disseminate knowledge for free around health and to encourage female leadership. Between the years of 2021 and 2022, UWH organized two virtual meetings about women's leadership and, because of SUSI, about study abroad opportunities. For the second semester of 2022, we decided to organize a conversation circle on health education at the selected school. For thar reason, the objective of this work was to disseminate knowledge to the students of the 1st year B class about body hygiene, intimate hygiene, and mental health, because, based on my experience in the school, these are extremely important and necessary subjects to be discussed with the students. We also used Flick's qualitative methodology, which values and takes into consideration the social aspect and the environment where the students are, as well as the teacher's perception and reflection. By understanding the historical and social contexts that have influenced the current reality of education and health in Brazilian society, it is possible to understand why public education and health still face so many obstacles when it comes to the universalization of these areas. During and after the event, students talked a few phrases such as "I wish all classes were like this" and "I'm very happy with today's class!", which are not very common during regular classes. Therefore, it is concluded that activities whose methodology is different from the traditional teaching method arouse more interest, curiosity, motivation, and participation in students, making clear the need for the development of new activities and playful practices in educational institutions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69811
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_mpmanso.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.