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Tipo: Dissertação
Título: Cidade e criança: estudos de espaços públicos de Fortaleza sob a ótica do brincante infantil
Autor(es): Vasconcelos, Alana Aragão
Orientador: Santiago, Zilsa Maria Pinto
Coorientador: Freitas, Clarissa Figueiredo Sampaio
Palavras-chave: Cidade amiga da criança;Participação infantil;Espaço livre público;Praças;Acessibilidade urbana
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: VASCONCELOS, Alana Aragão. Cidade e criança : estudos de espaços públicos de Fortaleza sob a ótica do brincante infantil. 2022. 218 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Fortaleza, 2022.
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar em que medida os espaços públicos de lazer de Fortaleza se alinham aos fundamentos de uma Cidade Amiga da Criança. O primeiro passo foi realizar a revisão de literatura em artigos científicos, teses, dissertações, obras clássicas e publicações institucionais que abordam assuntos relacionados à cidade amiga da criança, participação infantil, políticas públicas e acessibilidade urbana. A partir do repertório levantado e sistematizado, foram feitas análises em escala internacional, nacional e local a fim de justificar a relevância deste tema, identificar avanços e lacunas de pesquisa. Em campo, foi realizado um estudo de caso observacional, descritivo, exploratório, com abordagem qualiquantitativa e aplicação da Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído (MEAC), de Villarouco (2001; 2008). A amostragem contemplou crianças de 3 a 11 anos frequentadoras da Praça Luiza Távora e seus respectivos cuidadores e, para as cinco etapas da MEAC, foram atribuídas diferentes técnicas de percepção ambiental, sendo elas: observação direta simples, check-list, mapa comportamental, entrevista estruturada, mapeamento participativo e poema dos desejos. Assim, foram analisadas as configurações deste espaço público de lazer e como este atende às demandas das crianças no que se refere à ergonomia, acessibilidade e ludicidade, organizadas através das categorias: proteção, necessidades básicas, conforto, interação e conexão, estabelecidas por Gehl e Fundação Bernard van Leer (2018). Por fim, a pesquisa contribui na compreensão de processos participativos com crianças, do quanto os espaços públicos de Fortaleza estão alinhados com o conceito de Cidade Amiga da Criança e, assim, contribui para embasamento de estratégias de planejamento e projetos.
Abstract: The present research aims to analyze to what extent the public leisure spaces in Fortaleza are aligned with the fundamentals of a Child Friendly City. The first step was to conduct a literature review in scientific articles, theses, dissertations, classic works and institutional publications that address issues related to the child-friendly city, child participation, public policies and urban accessibility. From the repertoire surveyed and systematized, analyses were made on an international, national and local scale in order to justify the relevance of this theme, identify advances and research gaps. In the field, an observational, descriptive, exploratory case study was carried out, with a quali-quantitative approach and application of the Ergonomic Methodology for the Built Environment (MEAC), by Villarouco (2001; 2008). The sample included children from 3 to 11 years old who frequent Luiza Távora Square and their respective caregivers and, for the five steps of the MEAC, different techniques of environmental perception were assigned, being them: simple direct observation, check-list, behavioral map, structured interview, participatory mapping and wishful thinking poem. Therefore, the configurations of this public leisure space were analyzed and how it meets the demands of children regarding ergonomics, accessibility and playfulness, organized through the categories: protection, basic needs, comfort, interaction and connection, established by Gehl and Bernard van Leer Foundation (2018). Finally, the research contributes to the understanding of participatory processes with children, of how much the public spaces of Fortaleza are aligned with the concept of Child-Friendly City and, thus, contributes to the foundation of planning strategies and projects.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69800
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