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Type: TCC
Title: Contribuições do programa residência pedagógica para a formação docente no curso de ciências biológicas
Authors: Lima, Maria Rauébia de Paulo
Advisor: Feitosa, Raphael Alves
Keywords: Biologia;Experiência;Formação de professores;Narrativa;PRP
Issue Date: 2022
Citation: LIMA, Maria Rauébia de Paulo. Contribuições do programa residência pedagógica para a formação docente no curso de ciências biológicas. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Ao longo da graduação os licenciandos procuram adquirir experiências diversos âmbitos envolvendo teória e prática, para ampliar seus conhecimentos, bem como para dar suporte de tais vivências para futuros docentes, os quais cumprem as componentes curriculares de estágio obrigatório ao longo do curso. O Programa Residência Pedagógica - PRP foi criado para compor mais experiência, tempo e insersão ao meio escolar como futuro professor, o Programa Residência Pedagógica tem como parte de suas atribuições colaborar para aprimorar tal formação docente. Como ojetivo principal deste trabalho buscou-se observar as contribuições deste para formação docente inicial. Dentro desse estudo de conclusão de curso de natrureza qualitativa, advindo de metodologia do tipo narrativa de tais experiências do vivido é realizada uma investigação das produções de materiais textuais de tais experiência do vivido produzidas por residentes bolsistas do programa de Residência Pedagógica, para coleta de dados foi usado a Hermenêutica Objetiva que busca fazer análide de materiais produzidos e interpretá-los. Dessa forma, foi feito um estudo das produções narrativas e destacados trechos para posterior reflexão. Foi obtido como resultado final que a articulação entre PRP e as disciplinas de estágio, são meios importantes e alternativas na formação dos futuros professores além de propiciar maior imersibilidade nas atividades escolares e com os demais profissionais envolvidos durante a formação acadêmica, possibilitando um reconhecimento do ser professor na prática.
Abstract: Throughout graduation, undergraduates seek to acquire experiences in different areas involving theory and practice, to expand their knowledge, as well as to support such experiences for future teachers, who fulfill the curricular components of mandatory internship throughout the course. The Pedagogical Residency Program - PRP was created to compose more experience, time and insertion into the school environment as a future teacher, the Pedagogical Residency Program has as part of its attributions to collaborate to improve such teacher training. As the main objective of this work, we sought to observe its contributions to initial teacher training. Within this qualitative nature course completion study, arising from the narrative type methodology of such lived experiences, an investigation is carried out of the production of textual materials of such lived experiences produced by scholarship holders of the Pedagogical Residency program, for data collection Objective Hermeneutics was used, which seeks to analyze the materials produced and interpret them. In this way, a study was made of the narrative productions and highlighted excerpts for further reflection. It was obtained as a final result that the articulation between PRP and the internship disciplines are important and alternative means in the training of future teachers, in addition to providing greater immersion in school activities and with other professionals involved during academic training, enabling a recognition of being teacher in practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69770
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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