Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69764
Tipo: TCC
Título: Uso da informática educativa em escolas públicas e particulares de Fortaleza – CE no ensino de biologia na Educação Básica
Autor(es): Costa, Léa de Oliveira da
Orientador: Santana, José Rogério
Palavras-chave: Biologia;Informática;Ensino
Data do documento: 2022
Citação: COSTA, Léa de Oliveira da. Uso da informática educativa em escolas públicas e particulares de Fortaleza – CE no ensino de biologia na Educação Básica. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A ciência da informática está cada vez mais presente no contexto escolar. Seu uso acontece por meio da utilização de softwares educativos, plataformas e através das Tecnologias da Informática e Educação e dentre outras possibilidades. O ensino de Ciências e Biologia não fogem dessa circunstância. De forma que o uso da informática como ferramenta educacional é aplicável ao ensino das disciplinas anteriormente citadas. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento e uma análise das principais ferramentas da informática utilizadas no ensino de ciências e biologia em escolas públicas e particulares de Fortaleza – CE. Programas computacionais A abordagem escolhida no trabalho foi qualitativa - quantitativa do tipo exploratória. Foram escolhidas seis escolas, todas elas localizadas em Fortaleza - CE. Três particulares e três públicas. Em relação às últimas, uma faz parte da rede municipal do município de Fortaleza e duas pertencem à rede estadual de ensino sendo uma regular de ensino médio e outra é classificada como rede de ensino médio profissionalizante. Através do Google Formulário aplicou - se um questionário aos professores de cada uma das escolas citadas anteriormente. A existência do laboratório de informática, a frequência de uso do mesmo nas aulas de Ciências e Biologia, os softwares educativos, programas educacionais e recursos áudio – visuais utilizados mesmo em sala de aula, as turmas e temas em que eles eram empregados, as vantagens e desvantagens do uso da informática estavam entre os principais aspectos tratados no questionário. As três escolas públicas possuem laboratório de informática, quanto às particulares, apenas uma. PowerPoint, Vídeos, Canva, Infográficos e Lousa digital estão dentre os principais recursos áudio – visuais usados pelos docentes pesquisados. Os principais softwares educativos empregados em sala de aula são: Kahoot, Wordwall, livros simuladores e E –class. A frequência de utilização deles varia entre a cada semana e a cada semestre. As séries em que os recursos estão mais presentes foram 9° ano do Ensino fundamental e 1° e 3° ano do Ensino Médio. As escolas pesquisadas fazem uso da informática educativa nas aulas de Ciências e Biologia, entretanto é necessário um uso mais constante de tais ferramentas a afim de que o ensino se torne mais dinamizado e atraia os discentes.
Abstract: Computer science is increasingly present in the school context. Its use happens through the use of educational software, platforms and through Information Technology and Education and among other possibilities. The teaching of Science and Biology is no exception to this circumstance. So the use of information technology as an educational tool is applicable to the teaching of the subjects mentioned above. The aim of this study was to carry out a survey and analysis of the main computer tools used in teaching science and biology in public and private schools in Fortaleza - CE. Computer programs The chosen approach in the work was qualitative - quantitative of the exploratory type. Six schools were chosen, all of them located in Fortaleza - CE. Three private and three public. Regarding the latter, one is part of the municipal network of the municipality of Fortaleza and two belong to the state education network, one of which is a regular secondary education and the other is classified as a vocational secondary education network. Through the Google Form applied - one instructed to the teachers of each of the schools mentioned above. The existence of the computer lab, the frequency of its use in Science and Biology classes, the educational software, educational programs and audio-visual resources used even in the classroom, the classes and subjects in which they were used, the advantages and the preservation of the use of informatics were among the main aspects treated in the treatment. The three public schools have a computer lab, as for the private ones, only one. PowerPoint, Videos, Canva, Infographics and Digital Whiteboard are among the main audio-visual resources used by the teachers surveyed. The main educational software used in the classroom are: Kahoot, Wordwall, simulator books and E-class. Their frequency of use varies between every week and every semester. The grades in which resources are most present were the 9th year of elementary school and the 1st and 3rd year of high school. The schools surveyed make use of educational informatics in Science and Biology classes, however, a more constant use of such tools is necessary so that teaching becomes more dynamic and trains students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69764
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_locosta.pdf758,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.