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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise dos parâmetros reológicos através das curvas mestras do ligante asfáltico modificado por SBS e EVA
Autor(es): Bringel, Raquel Moraes
Alencar, Ana Ellen Valentim de
Costa, Flavia de Miranda Leão Leite
Soares, Jorge Barbosa
Soares, Sandra de Aguiar
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Encontro de Asfalto
Citação: SOARES, J. B. et al. Análise dos parâmetros reológicos através das curvas mestras do ligante asfáltico modificado por SBS e EVA. In: ENCONTRO DE ASFALTO, 19., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2008. p. 1-8.
Resumo: O ligante asfáltico brasileiro oriundo de petróleo do Campo Fazenda Alegre, no estado do Espírito Santo, foi modificado por polímeros (SBS e EVA) e aditivo (cal hidratada). Os efeitos reológicos resultantes desta modificação foram avaliados, utilizando-se de ensaios baseados em especificações Superpave. O envelhecimento oxidativo RTFOT foi avaliado a partir da variação de parâmetros reológicos. O efeito mais significativo da incorporação de polímeros ao asfalto é a melhoria da elasticidade. Para o ligante asfáltico modificado verificou-se um aumento significativo no G* em baixas freqüências, onde a rede dos polímeros SBS e EVA é particularmente dominante, e um pequeno decréscimo no G* em freqüências mais altas. Observou-se também uma diminuição na tan δ e isto indica que ocorreu a formação de uma rede polimérica que proporciona ao ligante uma estabilidade elástica em temperaturas mais elevadas. Dentre as misturas asfálticas produzidas, observou-se que o ligante modificado por EVA e cal hidratada apresentou a maior rigidez e elasticidade, antes e após o envelhecimento. A susceptibilidade relativa à temperatura das misturas asfálticas medida através da energia de ativação de fluxo, mostrou que a mistura contendo EVA se degrada menos do que a que contêm SBS.
Abstract: The Brazilian asphalt binder from Fazenda Alegre oil reserve in the state of Espírito Santo, was modified by polymers (SBS and EVA) and additives (oil extensor and hydrated lime). The resulting rheological effects of this modification were evaluated, using rheological assays based on the Superpave specifications. The oxidative ageing of the asphalt was evaluated from the variations of the rheological parameters. The most significant effect of the polymer incorporation to the asphalt was the improvement of the elasticity. For the modified asphalt binder, a significant increase was noted in the G* in lower frequencies, where a network of the polymers SBS and EVA are particularly dominant, and a small decrease on the G* in higher frequencies. It was also observed a decrease in the tang δ and this indicates that the formation of a polymeric network, which gives the binder an elastic stability at higher temperatures, has occurred. Among the asphaltic mixtures produced, it was observed that the binder modified by the EVA and the hydrated lime, demonstrated a higher rigidness and elasticity before and after the ageing. The susceptibility relative to the temperature of the asphalt mixtures measured through the flow activation energy, demonstrated that the mixture containing EVA degrade less than that contain SBS.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69474
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