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Tipo: Dissertação
Título: Do corpo ameaçado ao corpo como ameaça: discursos sobre o alcoolismo na Fortaleza das primeiras décadas do século XX
Autor(es): Sales, Thiago Gomes
Orientador: Moraes, Kleiton de Sousa
Palavras-chave: Alcoolismo;Fortaleza;Corpo entorpecido;Século XX
Data do documento: 2022
Citação: SALES, Thiago Gomes. Do corpo ameaçado ao corpo como ameaça: discursos sobre o alcoolismo na Fortaleza das primeiras décadas do século XX. Orientador: Kleiton de Sousa Moraes. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar como o consumo de bebidas alcoólicas tornou- se um problema social na cidade de Fortaleza durante as primeiras décadas do século XX, além de discutir como a operação semântica que classificou o costume de beber cachaça como uma conduta antinatural — logo, passível de repressão — se tornou viável. A documentação consultada, composta por revistas médicas, matérias jornalísticas, processos-crime e relatos literários, levou a investigação a três dispositivos discursivos que contribuíram, cada um ao seu modo, para viabilizar a instituição de um saber/dizer médico científico sobre o corpo entorpecido. O primeiro e o segundo dispositivos, associados aos conceitos de raça e evolução, respectivamente, tornaram possível o enquadramento do hábito de ingerir bebidas alcoólicas como fonte de degeneração biológica e, por conseguinte, um risco para a coletividade, o que possibilitava, por seu turno, a condenação de um ébrio habitual a penas de reclusão mais prolongadas. Menos complexo que os dois primeiros, o terceiro dispositivo foi constituído a fim de destituir o sujeito do corpo entorpecido, ao passo em que institui a própria substância entorpecente enquanto sujeito do corpo possuído. Tal deslocamento tencionava viabilizar a classificação do corpo entorpecido como um corpo sem sujeito, sem controle, ou, o que é pior, como um corpo controlado pelos processos físicos e químicos desencadeados pela substância, o que tornaria legítima a iniciativa médica no sentido empreender a retomada desse corpo doente pelas práticas do progresso, posto que a tomada de poder sobre um corpo que já não tem consciência de si, esvaziado de razão, será socialmente entendida como legítima e altruísta.
Abstract: The present study aims to investigate how the consumption of alcoholic beverages became a social problem in the city of Fortaleza during the first decades of the 20th century. In addition to that, one of the objectives is also to discuss how the semantic operation that classified the custom of drinking “cachaça” as an unnatural behavior — therefore a subject to repress — became viable. The consulted documentation, composed of medical journals, journalistic articles, criminal proceedings and literary reports, led the investigation to three discursive devices that contributed, each in its own way, to enable the institution of scientific medical knowledge about the numb body. The first and second devices, associated with the concepts of race and evolution, respectively, made it possible to frame the habit of drinking alcoholic beverages as a source of biological degeneration and, therefore, as a risk to the community, which, in turn, made it possible to change, the condemnation of a habitual drunk to longer terms of imprisonment. Less complex than the first two, the third device was constituted with the aim of removing the subject from the numb body while instituting the narcotic substance itself as a subject of the possessed body. Such displacement was intended to make possible the classification of the numb body as a body without a subject, without control, or, what is worse, as a body controlled by the physical and chemical processes triggered by the substance, which would make the medical initiative legitimate to undertake the resumption of this sick body by the practices of progress, since the taking of power over a body that is no longer aware of itself, emptied of reason, will be socially understood as legitimate and altruistic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69461
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