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dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorSouza, Shalon Gonçalves de-
dc.date.accessioned2022-11-22T20:10:55Z-
dc.date.available2022-11-22T20:10:55Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Shalon Gonçalves de. Números complexos, projeção estereográfica e projeção de Mercator: uma proposta de motivação ao aluno do Colégio Naval a respeito do curso de hidrografia. 2022. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69404-
dc.description.abstractColégio Naval (CN) is the only military education institution in Brazil whose main mission is the intellectual and physical preparation of young people aiming to enter the Naval Academy (EN). The EN, in turn, trains Officers for the initial positions in the careers of the Navy Corps, Marine Corps and Navy Quartermasters. It would be useful and convenient, both for young graduates from the NC and for the Brazilian Navy, to identify those with a certain aptitude and present them, while still at the CN, with the career possibilities that are most likely to reconcile the needs of the Force with the students' innate propensities. Thus, this Dissertation aims to offer a proposal to identify NC students who have a predilection for Mathematics and suggest a career course option as an Officer of the Navy Corps. Hence the motivation for the theme “Complex Numbers, Stereographic Projection and Mercator Projection: a motivational proposal for the Colégio Naval student regarding the Hydrography Course”. To reach the objective, after pointing out in the Introduction the relevance of Complex Numbers and the controversial decision of no longer charging certain subjects as required skills in the National High School Examination, we move on to Chapter 2, with a brief history of Complex Numbers, ending with the necessary theoretical foundation. In chapter 3, the Stereographic and Mercator Projections are presented, with some characteristics of each one, highlighting them as a link between marine themes and Mathematics, to then present the Hydrography Course for Officers. In Chapter 4, the Final Considerations are summarized, concluding with the suggestion of the Hydrography Course for Officers as a career alternative for CN students who wish to extend their Mathematics experience beyond the Brazilian Navy school benches.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNúmeros complexos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProjeção Estereográficapt_BR
dc.subjectProjeção de Mercator (Cartografia)pt_BR
dc.subjectColégio Naval (Brasil)pt_BR
dc.subjectHidrografiapt_BR
dc.subjectComplex numbers - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStereographic Projectionpt_BR
dc.subjectMercator projection (Cartography)pt_BR
dc.subjectNaval College (Brazil)pt_BR
dc.subjectHydrographypt_BR
dc.titleNúmeros complexos, projeção estereográfica e projeção de mercator: uma proposta de motivação ao aluno do colégio naval a respeito do curso de hidrografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Colégio Naval (CN) é a única instituição de ensino militar no Brasil que tem como missão principal a preparação intelectual e física de jovens visando ao ingresso na Escola Naval (EN). A EN, por sua vez, forma Oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha. Seria útil e conveniente, tanto para os jovens formandos do CN como para a Marinha do Brasil, identificar aqueles com determinada aptidão e apresentá-los, ainda no CN, às possibilidades de carreira com maior probabilidade de conciliar as necessidades da Força com a propensão inata dos alunos. Assim, a presente Dissertação visa oferecer uma proposta para identificar os alunos do CN que apresentem predilição pela Matemática e sugerir uma opção de curso de carreira como Oficial do Corpo da Armada. Daí a motivação para o tema “Números Complexos, Projeção Estereográfica e Projeção de Mercator: um proposta de motivação ao aluno do Colégio Naval a respeito do Curso de Hidrografia”. Para alcançar o objetivo, depois de pontuar na Introdução a relevância dos Números Complexos e a controversa decisão de não mais cobrar determinados assuntos como habilidades exigíveis no Exame Nacional do Ensino Médio, passa-se ao capítulo 2, com breve histórico dos Números Complexos, finalizando com a fundamentação teórica necessária. No capítulo 3, são apresentadas as Projeções Estereográfica e de Mercator, com algumas características de cada uma, destacando-as como elo entre temas marinheiros e a Matemática, para, em seguida, apresentar o Curso de Hidrografia para Oficiais. No capículo 4 são sintetizadas as Considerações Finais, concluindo com a sugestão do Curso de Hidrografia para Oficiais como uma alternativa de carreira para os alunos do CN que desejam estender a vivência da Matemática para além dos bancos escolares da Marinha do Brasil.pt_BR
dc.title.enComplex numbers, stereographic projection and mercator projection: a motivational proposal for the naval college student regarding the hydrography coursept_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

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