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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia, Felipe Viana Bezerra-
dc.contributor.authorMaia, Makey Nondas-
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.date.accessioned2022-11-22T16:39:22Z-
dc.date.available2022-11-22T16:39:22Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMAIA, F. V. B.; MAIA, M. N.; LOUREIRO, C. F. G. Avaliando os benefícios de intervenções viárias nas rotas de transporte coletivo com o auxílio do simulador integration. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-8.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69379-
dc.description.abstractIn this paper, the traffic simulator INTEGRATION was used with the objective of evaluating the benefits of implementing a double street corridor in Fortaleza’s most dense region, based on the simulation of alternative routes to access the bus terminal located close to the study area, as well as analyzing the travel time sensibility of other transit routes which passes through this region. The analysis methodology involved the calibration and validation of the simulated network, based on the variables modeled by SCOOT, a real time traffic signal control system, allowing the use of the measures of effectiveness produced by the computational simulation to establish the most favorable scenario to public transit users.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleAvaliando os benefícios de intervenções viárias nas rotas de transporte coletivo com o auxílio do simulador integrationpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, foi utilizado o simulador de tráfego INTEGRATION com o objetivo de avaliar os benefícios da implantação de um binário de vias na área mais adensada de Fortaleza, a partir da simulação de rotas alternativas de acesso ao terminal de ônibus que se encontra próximo à região estudada, bem como analisar a sensibilidade do tempo de viagem das outras rotas de transporte coletivo que circulam pela área. A metodologia de análise contemplou a calibração e a validação da rede simulada, com base nas variáveis modeladas pelo sistema SCOOT de controle semafórico em tempo real, permitindo a utilização das medidas de desempenho geradas pela simulação computacional para a definição do cenário mais favorável aos usuários do transporte coletivo.pt_BR
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