Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6931
Type: Artigo de Periódico
Title: Aspectos conceituais e metodológicos do comportamento do consumidor do mercado imobiliário: uma caracterização da carreira habitacional
Title in English: Conceptual and methodological aspects of housing consumer behavior – characterizing the housing career
Authors: Brandstetter, Maria Carolina Gomes de Oliveira
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Keywords: Comportamento do consumidor;Satisfação do consumidor;Avaliação pós-ocupação
Issue Date: 2005
Publisher: Ambiente Construído
Citation: BRANDSTETTER, M. C. G. O. ; HEINECK, L. F. M. Aspectos conceituais e metodológicos do comportamento do consumidor do mercado imobiliário: uma caracterização da carreira habitacional. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 19-33, jul./set. 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem por objetivo oferecer uma contribuição metodológica à avaliação pós-ocupação mediante o conhecimento aprofundado do comportamento do consumidor e a caracterização de sua carreira habitacional. Busca-se apresentar uma proposta metodológica que considera não apenas o enfoque habitual em aspectos técnico-construtivos, mas também em outros aspectos do comportamento da demanda sob a análise dos processos de satisfação e mobilidade residenciais. O método de pesquisa proposto é o estudo de caso múltiplo para obtenção das informações pertinentes à demanda, com a descrição de três casos estudados. Uma visão geral do protocolo do estudo de caso múltiplo é apresentada, com a descrição das fontes dos dados, atividades envolvidas e procedimentos adotados para a escolha e análise dos dados. Entre os fatores investigados podem ser citados: o perfil socioeconômico familiar, a carreira habitacional, a análise dos processos de compra do imóvel e o uso da moradia. A investigação, que também abrange diversos aspectos técnico-construtivos, conclui salientando a importância dos aspectos comportamentais dos diversos arranjos familiares sobre o processo de formação da satisfação residencial e os motivos que provocam a mobilidade entre moradias ao longo da carreira habitacional.
Abstract: This study aims to make a methodological contribution to post occupancy evaluation by studying the consumer behaviour and the concept of housing career. The methodological proposal is concerned not only with technical factors related to the built environment, but also with the behaviour of housing demand, focussed on the customer satisfaction formation process and the residential mobility. A multiple case study method was adopted, in which three case studies of housing careers were carried out. An overview of the multiple case study is presented, describing the main sources of data, the activities carried out, and the procedures adopted for data selection and analysis. The family socio-economic profile, the housing career, and the purchasing and use processes are among the factors that were investigated. The research work also involved some technical aspects of the buildings. Among the conclusions, the importance of behavioural aspects of different family arrangements on the process of customer satisfaction formation and the causes for residential mobility throughout the housing career are pointed out.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6931
ISSN: 1415-8876
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_art_lfmheineck_aspecto.pdf375,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.