Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69277
Tipo: | Dissertação |
Título : | Material didático digital no ensino de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental |
Autor : | Castro, Érico Roberto Duarte de |
Tutor: | David, Priscila Barros |
Palabras clave : | Educação física escolar;Curadoria;Tecnologias da informação e comunicação;School physical education;Information and communication technologies |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | CASTRO, Érico Duarte de. Material didático digital no ensino de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Priscila Barros David. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | A sociedade em que vivemos utiliza-se das tecnologias digitais de informação e comunicação nos mais variados setores, tendo encontrado grande relevância e aplicabilidade tanto na Educação quanto na Ciência da Informação. A Educação Física escolar, por sua vez, vem passando por reformulações em sua prática, o que inclui a necessidade de se lançar mão das tecnologias digitais em seus procedimentos de ensino, cuja importância contempla a adoção de estratégias bem fundamentadas de seleção de material didático digital para o planejamento das aulas, haja vista a carência do livro didático de forma sistemática nas escolas. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva investigar como a organização dos conteúdos disponíveis em repositórios digitais e ações de curadoria digital podem promover o planejamento de aulas por professores de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental, com base na experiência de escolas públicas de Maranguape-CE. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujos procedimentos envolveram: diagnóstico, planejamento de uma ação de formação, execução da ação de formação e avaliação. Também foi conduzida uma pesquisa bibliográfica, visando a investigar o estado da arte em pesquisas sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Educação Física escolar, dos anos de 2015 a 2021. Os resultados revelaram tanto por meio da revisão bibliográfica quanto da pesquisa empírica que: há uma carência de livros didáticos de Educação Física voltados às séries finais do ensino fundamental; poucos professores se sentem habilitados a construírem seus planos de aula com o suporte das tecnologias digitais; há uma demanda por formação docente no uso das TDIC voltada a professores desta área; o conhecimento sobre curadoria e repositórios digitais pode auxiliar os professores de Educação Física em como gerenciar a informação buscada para o planejamento de suas aulas. Assim, quanto mais possibilidades em formações continuadas focadas na curadoria de materiais didáticos digitais e na disponibilidade de recursos digitais para a área de Educação Física os professores tiverem, mais eles poderão contribuir com um processo de ensino-aprendizagem relevante e contextualizado com as necessidades da comunidade escolar da qual participam. |
Abstract: | The current society uses digital information and communication technologies in the most varied sectors, reverberating both in Education and Information Science. School Physical Education, in turn, has been undergoing reformulations in its practice, which includes the need to make use of digital technologies in its teaching procedures, whose importance involves the adoption of well-founded strategies for the selection of digital teaching materials for the planning of classes, given the lack of textbooks in a systematic way in schools. In this context, this research aims to investigate how the organization of content available in digital repositories and digital curation actions can promote lesson planning by Physical Education teachers in the final years of elementary school, based on the experience of public schools in Maranguape-CE. This is action research, whose procedures involved: diagnosis, planning of a training action, execution of the training action, and evaluation. Bibliographic research was also carried out, aiming to investigate state of the art in research on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in Physical Education classes at school, from 2015 to 2021. The results revealed, both from the bibliographic review and from the empirical research that: there is a lack of Physical Education textbooks aimed at the final grades of elementary school; few teachers feel empowered to build their lesson plans with the support of digital technologies; there is a demand for teacher training in the use of TDIC aimed at teachers in this area; knowledge about curation and digital repositories can help Physical Education teachers in how to manage the information sought for the planning of their classes. Thus, the more possibilities in continuing education focused on the curation of digital teaching materials and the availability of digital resources for the area of Physical Education teachers have, the more they will be able to contribute to a relevant teaching-learning process contextualized with the needs of the school community in which they participate. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69277 |
Aparece en las colecciones: | PPGCI - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_erdcastro.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.