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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69271
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições de um projeto de iniciação científica na formação de estudantes do ensino médio de uma escola do estado do Ceará |
Autor(es): | Pereira, Jarbas de Negreiros |
Orientador: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Palavras-chave: | Concepções de ciência;Ciência no ensino médio;Ceará Científico;Science conceptions;Science in high school;Ceará Scientific |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | PEREIRA, Jarbas de Negreiros. Contribuições de um projeto de iniciação científica na formação de estudantes do ensino médio de uma escola do estado do Ceará. Orientadora: Raquel Crosara Maia Leite. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O Ceará Científico é uma ação promovida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), onde são apresentados trabalhos de iniciação científica desenvolvidos nas escolas públicas de todo o Estado. Nesta pesquisa problematizamos sobre as contribuições que um projeto de iniciação científica de Ciências pode fomentar para a formação dos estudantes do Ensino Médio do Estado do Ceará. O objetivo geral do presente trabalho consistiu em identificar as contribuições de um projeto de iniciação científica sobre Ciências no Ensino Médio de uma escola do Estado do Ceará. Esta pesquisa constitui-se como um estudo de caso com abordagem qualitativa, focando na iniciação científica sob a perspectiva das experiências vivenciadas por dois estudantes do Ensino médio a partir do desenvolvimento de um projeto científico. O método de pesquisa adotado foi do tipo Estudo de Caso. A coleta dos dados se deu por entrevistas e pesquisas documentais, e os dados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo. Percebeu-se que a temática de iniciação científica no ensino médio e trabalhos realizados sobre o Ceará Científico nas visões dos alunos são minguantes na literatura, tendo um amplo campo de pesquisa para que possa fortalecer mais essa temática. Esse fato era esperado, pois devido ao breve histórico sobre os principais marcos e a evolução da iniciação científica na educação básica (Ensino Médio) foi um processo lento e tardio em nosso país. Ademais, foram notórias as grandes contribuições na vida estudantil que um projeto de iniciação científica proporcionou aos alunos, tanto na dimensão pessoal quanto acadêmicas, tais como: foco, aumento da aprendizagem, protagonismo estudantil, escolha profissional. Portanto, a iniciação científica na educação básica constitui-se uma ferramenta essencial para que a ciência seja trabalhada com mais destaque, promovendo uma correta compreensão da mesma, auxiliando na formação estudantil de qualidade, propiciando uma melhor autonomia e protagonismo estudantil, deixando os estudantes cada vez mais como agentes ativos na construção de suas aprendizagens. |
Abstract: | Ceará Científico is an action promoted by the Secretary of Education of the State of Ceará (SEDUC) with resources from the Technological Innovation Fund (FIT), in partnership with Seara da Ciência, an entity linked to the Federal University of Ceará (UFC), where Scientific initiation works developed in public schools across the state were presented. In this research, we problematize the contributions that a scientific initiation project in Sciences can promote for the formation of high school students in the State of Ceará. The general objective of the present work was to identify the contributions of a scientific initiation project on Science in High School at a school in the State of Ceará. This research is a case study with a qualitative approach, focusing on scientific initiation from the perspective of the experiences lived by two high school students from the development of a scientific project. The research method adopted was the Case Study type. Data collection took place through interviews and documentary research, and the data were analyzed and interpreted through content analysis. It was noticed that the theme of scientific initiation in high school and works carried out on Ceará Científico in the students' views are waning in the literature, having a wide field of research so that it can further strengthen this theme. This fact was expected, because due to the brief history of the main milestones and the evolution of scientific initiation in basic education (High School) it was a slow and late process in our country. In addition, the great contributions in student life that a scientific initiation project provided to students were notorious, both in the personal and academic dimensions, such as: focus, increased learning, student protagonism, professional choice. Therefore, scientific initiation in basic education is an essential tool for science to be worked more prominently, promoting a correct understanding of it, assisting in quality student training, providing better student autonomy and protagonism, leaving students increasingly as active agents in the construction of their learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69271 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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