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Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas e o cuidado com a natureza na perspectiva de professoras de creche da rede pública de ensino do município de Fortaleza
Autor(es): Garcia, Laís Helena Marques
Orientador: Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Palavras-chave: Creche;Professoras;Práticas pedagógicas;Cuidado com a natureza;Day care;Teachers;Pedagogical practices;Care of nature
Data do documento: 2022
Citação: GARCIA, Laís Helena Marques. Práticas pedagógicas e o cuidado com a natureza na perspectiva de professoras de creche da rede pública de ensino do município de Fortaleza. Orientadora: Rosimeire Costa de Andrade Cruz. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este trabalho dialoga com temas, pesquisas e autores tanto da área de Educação Infantil como da Educação Ambiental. Tem como objetivo geral: analisar como professoras que atuam em creche compreendem e incluem o “cuidado com a natureza” nas práticas pedagógicas que dizem fazer. Seus objetivos específicos consistem em: identificar como as professoras que atuam em creche desenvolvem práticas pedagógicas relacionadas com o cuidado com a natureza com os bebês, as crianças bem pequenas; conhecer quais materiais e em quais tempos e espaços desenvolvem as práticas pedagógicas; e identificar quais os objetivos e aprendizagens são considerados nas práticas pedagógicas que as professoras afirmam que fazem. Apoia-se nas contribuições teóricas de autores e pesquisadores reconhecidos na área de Educação Infantil e Educação Ambiental, tais como: Boff (2019); Horn e Barbosa (2022); Oliveira-Formosinho e Araújo (2018); Tiriba (2006, 2018); e Zanon (2018), focando, especialmente, o tema cuidado com a natureza e as práticas pedagógicas na creche. Ademais, traz para o diálogo documentos importantes das duas áreas aqui enfatizadas, tais como a Constituição Federal vigente (BRASIL, 1988); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009b); e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada com três professoras que atuam em uma mesma creche nos agrupamentos denominados de Infantil I, II e III. Inspirada na netnografia, tem como principal estratégia de produção de dados entrevistas on-line e individuais com cada professora, realizadas através da plataforma Google Meet. Também utiliza como estratégia complementar de produção dos dados a aplicação de questionário com perguntas sobre a formação e a experiência profissional das docentes. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que as professoras desenvolvem práticas envolvendo as brincadeiras usando materiais diversos, nos espaços internos e externos da instituição, mas ainda associam a ideia de natureza como sendo algo externo ao sujeito, como um lugar, também ainda desenvolvem práticas pedagógicas tendo em vista a transmissão de conhecimentos. Dentre os objetivos de aprendizagens, as educadoras tinham os de informar os bebês e as crianças pequenas sobre como preservar os rios, sobre não sujar as matas e sobre aprender a respeito das cores, das frutas, das plantas e dos animais. Tudo isso corrobora a necessidade de revisão dos currículos dos cursos de formação inicial e continuada de professoras para atuar na primeira etapa da Educação Básica, especialmente, no segmento creche, a fim de que essas profissionais possam reconhecer a importância da interação dos bebês e das crianças com a natureza nos espaços das instituições educativas, para que possam abordar de forma adequada o tema em suas práticas pedagógicas.
Abstract: This work dialogues with themes, research and authors both in the area of Early Childhood Education and Environmental Education. Its general objective is to analyze how teachers who work in daycare centers understand and include “care for nature” in the pedagogical practices they say they do. Its specific objectives are: to identify how teachers who work in daycare centers develop pedagogical practices related to caring for nature with babies, very young children; knowing which materials and in which times and spaces the pedagogical practices are developed; and to identify which objectives and learning are considered in the pedagogical practices that the teachers say they do. It is supported by the theoretical contributions of recognized authors and researchers in the field of Early Childhood Education and Environmental Education, such as: Boff (2019); Horn and Barbosa (2022); OliveiraFormosinho and Araújo (2018); Tiriba (2006, 2018); and Zanon (2018), focusing especially on the topic of caring for nature and pedagogical practices in daycare centers. Furthermore, it brings to the dialogue important documents from the two areas emphasized here, such as the current Federal Constitution (BRASIL, 1988); the National Curriculum Guidelines for Environmental Education (BRASIL, 2012); the Law of Guidelines and Bases for National Education (BRASIL, 1996); the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009b); and the National Curricular Common Base (BRAZIL, 2018). This is a qualitative approach research carried out with three teachers who work in the same day care in the groups called Infantil I, II and III. Inspired by netnography, its main data production strategy is online and individual interviews with each teacher, carried out through the Google Meet platform. It also uses as a complementary data production strategy the application of a questionnaire with questions about the training and professional experience of the teachers. The data analysis revealed, among other aspects, that the teachers develop practices involving the games using different materials, in the internal and external spaces of the institution, but they still associate the idea of nature as something external to the subject, as a place, also still develop pedagogical practices with a view to transmitting knowledge. Among the learning objectives, the educators had to inform babies and young children about how to preserve the rivers, about not dirtying the forests and about learning about colors, fruits, plants and animals. All this corroborates the need to review the curricula of the initial and continuing training courses for teachers to work in the first stage of Basic Education, especially in the daycare segment, so that these professionals can recognize the importance of the interaction of babies and children. with nature in the spaces of educational institutions, so that they can adequately address the theme in their pedagogical practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69250
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